Empate Técnico na Corrida Presidencial: Sondagem Aponta Disputa Acesa entre Mendes e Gouveia e Melo



Uma sondagem da Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN e O JOGO, coloca o social-democrata Luís Marques Mendes na liderança das intenções de voto para as eleições presidenciais de 18 de janeiro, com 22,6%.
Contudo, o almirante Henrique Gouveia e Melo segue-o de muito perto com 21,1%, o que resulta num empate técnico entre os dois principais candidatos.
A comentadora Mafalda Anjos classifica estas eleições como "as mais disputadas, renhidas e imprevisíveis que já tivemos".
Na terceira posição, também em situação de empate técnico devido a uma margem de erro de cerca de 3 pontos percentuais, encontra-se António José Seguro, com 17,4% das intenções de voto, seguido por André Ventura, com 14,7%. O liberal João Cotrim Figueiredo ocupa o quinto lugar com 12,6%, destacando-se como o candidato que mais subiu desde outubro (um aumento de 3,5 pontos percentuais).
Com menos de 10% das intenções de voto, surgem Catarina Martins (4,4%), António Filipe (2,5%) e Jorge Pinto (1,4%).
A sondagem simulou também cenários para uma segunda volta, nos quais Luís Marques Mendes venceria em todos os confrontos.
Contra Henrique Gouveia e Melo, obteria 46% face a 39%.
A disputa com António José Seguro resultaria num empate técnico (44% contra 40%).
A vitória mais expressiva seria contra André Ventura, com 70% contra 19%, sendo que o líder do Chega é derrotado em todos os cenários simulados.
As eleições estão agendadas para 18 de janeiro.
Anunciaram formalmente as suas candidaturas António Filipe (apoiado pelo PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Jorge Pinto (apoiado pelo Livre) e Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD).
Segundo o Ministério da Administração Interna, existem mais 31 cidadãos a recolher assinaturas para se candidatarem.



















