
A Importância da Diáspora Portuguesa na Agenda Política e Económica



O candidato Marques Mendes apresentou um conjunto de propostas focadas nas comunidades portuguesas, que considera serem um “grande ativo estratégico de Portugal”. No seu manifesto, intitulado “Comunidades portuguesas -- o meu compromisso”, Mendes promete a criação de um novo departamento para assegurar um contacto permanente com os emigrantes, defender as suas causas e respeitar as suas prioridades.
Um dos objetivos centrais é aumentar a participação política da diáspora, para a qual o candidato defende a implementação de três modalidades de voto: presencial, postal e eletrónico. Paralelamente à esfera política, a contribuição económica da diáspora está a ser objeto de análise.
O jornal BOM DIA, em parceria com a Universidade do Minho e o iBMS- Centre for Research in Business, Markets and Society, promoveu um estudo piloto para avaliar o impacto dos emigrantes no turismo e na atividade económica em Portugal.
Coordenado pelo professor António Azevedo, o estudo recorreu a um inquérito online para recolher dados sobre o perfil de consumo dos emigrantes, incluindo a frequência das suas viagens a Portugal, a duração das estadias, os gastos efetuados, os tipos de alojamento e as categorias de produtos mais consumidos. A investigação inquiriu ainda sobre a intenção de fixar residência no país, de criar novos negócios e de recomendar Portugal como destino turístico. Os resultados serão apresentados a 11 de outubro, no Luxemburgo, durante a conferência PORTUGAL+ Grande Região.
O reconhecimento da importância da diáspora estende-se também à identificação de oportunidades de negócio e à atração de investimento para o país. Uma iniciativa conjunta do jornal Negócios e do Conselho da Diáspora Portuguesa realça o papel dos portugueses que se destacam no estrangeiro como elementos fundamentais para descobrir novos mercados e atrair empresas e atividades para Portugal, reforçando a ambição internacional do país.
Artigos
14













Política
Ver mais
Comissão parlamentar aprova presença de PR nas comemorações em Angola
A comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros aprovou hoje, por unanimidade, a deslocação do Presidente da República Portuguesa a Angola, entre 10 e 12 de novembro, para assinalar os 50 anos de independência desta nação africana lusófona.

TC confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco
O Tribunal Constitucional (TC) considerou Amândio Nunes inelegível à candidatura aos órgãos autárquicos de Castelo Branco pela lista do Partido Socialista.

TAP: Chega admite pedir responsabilidades a Costa e à atual direção do PS
O presidente do Chega admitiu hoje pedir responsabilidades políticas a antigos ministros, ao PS e ao ex-primeiro-ministro António Costa, que acusou de ter dado indicações para condicionar as conclusões da comissão de inquérito à TAP.

Guterres "contará sempre com o apoio de Portugal", garante Marcelo
O Presidente da República fez questão de realçar o trabalho de António Guterres, o Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) num discurso em português.