Mau tempo na Europa cancela centenas de voos incluindo ligações para Portugal



O mau tempo que se abateu sobre a Europa esta quarta-feira, com fortes nevões e vento, causou o caos em alguns dos principais aeroportos do continente, obrigando ao cancelamento de centenas de voos e afetando as ligações aéreas com Portugal. Os aeroportos de Amesterdão, Bruxelas e Paris foram os mais atingidos, com operações condicionadas pela necessidade de limpar as pistas e realizar o degelo das aeronaves. O aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, foi um dos mais afetados, com o cancelamento de pelo menos 800 dos 1.100 voos previstos. A situação levou a que cerca de mil passageiros tivessem de pernoitar no aeroporto, onde foram instaladas camas. As autoridades holandesas ativaram o alerta laranja em quase todo o país e aconselharam a população a adiar viagens não essenciais, uma vez que o mau tempo também provocou perturbações graves no tráfego ferroviário e congestionamentos de mais de 700 quilómetros nas estradas. Em França, os aeroportos parisienses de Charles-de-Gaulle e Orly registaram cerca de 100 voos cancelados.
As autoridades francesas colocaram várias regiões do norte e oeste do país sob alerta e apelaram para que se evitassem deslocações.
Em Bruxelas, o temporal de neve obrigou ao cancelamento de 40 voos no aeroporto internacional.
As ligações com Portugal foram diretamente afetadas. Foram cancelados sete voos com origem ou destino em Paris (cinco em Lisboa e dois no Porto) e outras sete ligações com Amesterdão (três em Lisboa e quatro no Porto).
Também as ligações aéreas com Bruxelas sofreram cancelamentos.















