Médicos Tarefeiros em Rota de Colisão com o Governo: Paralisação das Urgências do SNS em Preparação



Mais de mil médicos prestadores de serviço, conhecidos como tarefeiros, estão a organizar uma paralisação das urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A ação de protesto, que segundo o jornal Público deverá durar pelo menos três dias, surge como resposta à iminente publicação de um diploma do Governo que pretende baixar o valor pago por hora a estes profissionais.
A organização está a ser feita através de um grupo de WhatsApp, embora a data e a duração exatas da paralisação ainda não tenham sido definidas.
Segundo uma ata de uma reunião realizada a 30 de outubro pela "direção dos representantes dos tarefeiros portugueses", os médicos sentem-se "ostracizados, desvalorizados e excluídos das decisões". Afirmam ser tratados como "médicos de segunda classe", apesar de assegurarem "a linha da frente das urgências hospitalares". O protesto será formalizado através do envio de um e-mail, com um texto base comum, aos diretores de serviço e conselhos de administração das unidades de saúde. A iniciativa é uma reação direta ao decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros a 22 de outubro, que regulará a contratação de tarefeiros no SNS. Embora o texto final não seja público, a proposta apresentada aos sindicatos médicos prevê a imposição de um período de carência de até três anos para os médicos que se desvinculem do SNS para se tornarem prestadores de serviço. Adicionalmente, a nova legislação deverá impedir que médicos recém-especialistas que não concorram ou não aceitem vagas nos concursos de colocação do SNS possam trabalhar como tarefeiros durante um determinado período. O diploma contemplará, no entanto, cláusulas de exceção, permitindo que as Unidades Locais de Saúde (ULS) apresentem propostas fundamentadas para a contratação destes profissionais, de modo a não comprometer a resposta aos doentes.
Artigos
21Atualidade
Ver mais
Um verdadeiro espetáculo de trovoada marcou a noite de terça para quarta-feira em Portugal continental, com milhares de relâmpagos a iluminarem o céu de norte a sul do país. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nas últimas 24 horas foram registadas mais de 30 mil descargas elétricas, das quais […] O conteúdo Mau tempo causa várias ocorrências em Castelo Branco aparece primeiro em Beira Baixa TV.

O novo sistema de depósito com retorno promete recompensar quem recicla e transformar o lixo em lucro

Na localidade de Cambeses

O Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UÉ) deu início a mais um ano letivo, contando já com 138 alunos inscritos e 17 disciplinas. O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Metrogos, destacou em declarações a’ODigital.pt o crescimento contínuo do projeto e sublinhou o papel fundamental […]







