menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Entre a Trégua e a Tensão: A Devolução dos Corpos dos Reféns Põe em Risco o Acordo em Gaza

O Hamas anunciou a entrega de mais um corpo de um refém israelita, no âmbito do acordo de cessar-fogo, mas a devolução dos restantes 13 corpos continua a ser um ponto de discórdia que ameaça o progresso do plano de paz na Faixa de Gaza.
News ImageNews ImageNews Image

O braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qassam, anunciou que entregaria o corpo de mais um refém israelita no domingo, como parte do acordo de cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro. Esta ação ocorre num contexto em que o movimento islamita afirma ter intensificado as buscas pelos corpos dos reféns que ainda se encontram em Gaza, uma operação que, segundo os artigos, conta com a ajuda do Crescente Vermelho e de uma equipa egípcia.

O acordo estipulava a devolução de todos os reféns.

Embora os 20 reféns vivos tenham sido libertados, dos 28 que estavam mortos, apenas 15 corpos foram devolvidos até agora.

O Hamas alega que a principal dificuldade reside em localizar e remover os corpos dos escombros do território, devastado por mais de dois anos de conflito, apontando a "falta de capacidade e de equipamento".

Por outro lado, as autoridades israelitas insistem que o grupo conhece a localização dos corpos e alertam que a sua paciência é limitada. A demora levou o Fórum dos Familiares dos Reféns a exigir a suspensão das próximas etapas do acordo até que o Hamas cumpra a sua obrigação de devolver os 13 corpos restantes. A segunda fase do plano de tréguas, mediado pelos Estados Unidos, inclui pontos cruciais como o desarmamento do Hamas, a continuação da retirada israelita e a futura governação e reconstrução do enclave, temas que permanecem em aberto para discussão.

Em troca dos reféns, Israel libertou quase dois mil prisioneiros palestinianos e entregou 195 corpos. O conflito foi desencadeado pelo ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023, que resultou em cerca de 1.200 mortos e 251 reféns em Israel. A subsequente operação militar israelita em Gaza causou mais de 68 mil mortos, segundo as autoridades locais.

Recentemente, Israel levantou o estado de emergência no sul do país, citando uma "nova realidade de segurança".

Artigos

168
Ver mais▼
News Image
Trump admite atrasos no financiamento de assistência alimentar

O Presidente norte-americano, Donald Trump, admitiu esta noite financiar o programa de assistência alimentar SNAP durante a paralisação governamental, algo que vinha negando através de fundos de emergência, mas previu atrasos nas ajudas, pelas quais culpou a oposição democrata. O governo federal pretendia cessar no sábado os pagamentos do SNAP (Programa de Assistência Nutricional Suplementar), de cujos cupões, segundo dados oficiais, dependem 42 milhões de pessoas com baixos rendimentos para com

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image
Aeroporto JFK em Nova Iorque suspende operações por falta de controladores aéreos

O Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), em Nova Iorque, suspendeu esta noite por algumas horas as suas operações devido à falta de controladores de tráfego aéreo provocada pela paralisação do governo federal. De acordo com o gabinete de Gestão de Emergências de Nova Iorque, citado pelo canal televisivo local Pix11, os voos para JFK estão a ser retidos nos aeroportos de partida, e as operações em terra estão suspensas temporariamente devido à falta de pessoal no sistema de controlo de tr

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image
Reunião de ministros do G7 acaba sem consenso quanto à ruptura climática gobal

A reunião dos ministros de Energia e Ambiente do G7 acabou hoje sem consenso quanto à rutura climática global, o que inviabilizou a existência de um comunicado final.   Ao longo de dois dias, os ministros discutiram a segurança energética e a criação de uma cadeia de fornecimento fiável de minerais críticos. Os anfitriões canadianos, o ministro da Energia, Tim Hodgson, e a ministra da Ambiente, Julie Dabrusin, realçaram na conferência de imprensa final, na qual não participaram outros ministros

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa