
Marcelo considera prematuro falar em reconhecimento da Palestina



Durante uma visita oficial a Berlim, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou ser “prematuro” falar em termos concretos sobre o reconhecimento do Estado da Palestina por parte de Portugal.
A declaração surgiu quando questionado por jornalistas sobre se estariam reunidas as condições para que Portugal avançasse com o reconhecimento na próxima Assembleia-Geral das Nações Unidas, agendada para o final do mês em Nova Iorque.
O Chefe de Estado explicou que o Governo português está atualmente a realizar reuniões sobre esta matéria, num processo que está a ser conduzido pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a cautela na abordagem deve-se ao facto de ser “um processo que envolve muitos países”, sendo fundamental que estas nações procurem alcançar uma “posição comum”.
O Presidente salientou a importância das “redações e as versões finais” que resultarão das negociações entre os diferentes países. Justificou esta necessidade com o facto de os países envolvidos terem “percursos diferentes, com experiências e posições diferentes e que têm de ser aproximadas” para que se chegue a um consenso. Apesar de considerar o debate prematuro, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou que a disponibilidade do Governo português para reconhecer o Estado da Palestina “é conhecida”.
No entanto, reforçou que a questão central, neste momento, é “saber exatamente o momento e exatamente a redação final da posição final que venha a ser adotada”.
Artigos
11










Política
Ver mais
15 minutos: Ventura elogia violência contra imigrantes em Espanha e debates autárquicos arrancam na SIC Notícias
André Ventura diz que tem orgulho na perseguição aos imigrantes promovida por grupos de extrema direita, na região espanhola de Múrcia. No congresso da direita radical europeia, o líder do Chega defendeu a prisão do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez. Esta segunda-feira arrancaram os debates autárquicos na SIC Notícias. Os candidatos à Câmara Municipal de Braga falaram sobre habitação, mobilidade e segurança.

22h. Habitação discutida no 1º debate autárquico de Lisboa
Alexandra Leitão propõe incentivos a privados, Moedas destaca casas entregues, Chega defende leasing social, CDU diz que o problema exige respostas nacionais. Ainda, Serralves já tem novo presidente.

18.500 unidades em 10 anos: Moedas acusa PS de ter "desregulado" Alojamento Local
O alojamento local foi um dos temas quentes do debate, na SIC Notícias, entre os candidatos a Lisboa.

AO MINUTO: Eleições autárquicas. Leitão e Moedas debatem Lisboa
Acompanhe aqui AO MINUTO o debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas de 12 de outubro.