menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Câmara de Gaia suspende apoio a passes para idosos e enfrenta críticas do PS

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia suspendeu o programa de apoio aos passes de transporte para idosos, uma decisão que o autarca justifica com a necessidade de reavaliação financeira, mas que o Partido Socialista classifica como um 'corte abrupto'.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, liderada por Luís Filipe Menezes, suspendeu o programa 'ViverGaia+65', que comparticipava em 17,50 euros o passe Andante para a terceira idade, cujo custo total é de 22,50 euros.

A medida, que segundo o Partido Socialista (PS) afeta cerca de 9.000 beneficiários, está a ser reavaliada e deverá ser retomada em 2026, possivelmente já em fevereiro.

O autarca do PSD classificou a medida como 'completamente irresponsável', argumentando que a sua continuação representaria a 'ruína do município'.

Menezes explicou que se os cerca de 70 mil idosos do concelho aderissem ao programa, a fatura poderia atingir 'duas dezenas de milhões de euros'. Atualmente, o número de inscritos ronda os 10 mil.

O presidente da câmara considera ainda que 'não faz sentido subsidiar cidadãos com 2,3,4,5 e mais milhares de euros de pensão ou reforma'.

Por essa razão, o apoio regressará reformulado para ser direcionado 'prioritariamente, para quem mais precisa', nomeadamente 'pensionistas e reformados de mais baixos recursos'.

Em oposição, o PS/Gaia criticou o que considera um 'corte abrupto' e uma 'decisão tomada de ânimo leve, destituída de sensibilidade social e sem informar previamente os beneficiários'. Os vereadores socialistas, liderados por João Paulo Correia, veem a suspensão como 'um retrocesso na melhoria da qualidade de vida de milhares de gaienses' e criticam a forma como a decisão foi tomada, 'à revelia das reuniões de câmara'. Como resposta, o PS anunciou que irá solicitar uma reunião de urgência com a administração da Transportes Metropolitanos do Porto e requerer um debate sobre o tema na próxima reunião do executivo municipal.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones