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Concurso de 'Handling' nos Aeroportos Gera Polémica

A decisão preliminar da ANAC de atribuir as licenças de assistência em terra nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro a um consórcio espanhol, em detrimento da atual operadora Menzies, gerou forte contestação por parte da empresa e dos sindicatos, que temem pelo futuro dos postos de trabalho.
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A empresa de 'handling' Menzies (antiga Groundforce) foi preterida no concurso para a renovação das licenças de assistência nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, segundo o relatório preliminar do júri da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

A escolha recaiu sobre um consórcio espanhol que une a Clece, do grupo ACS, e a South, detida pela Iberia.

A Menzies anunciou que vai contestar formalmente o resultado, manifestando desacordo com a classificação atribuída e defendendo que a sua proposta apresenta "excelência operacional comprovada" e o menor risco, com uma força de trabalho de mais de 3.500 colaboradores. A empresa, que adquiriu a antiga SPdH em 2024, receia que a decisão cause "perturbações operacionais significativas e incerteza para milhares de colaboradores". A ANAC esclareceu que se trata de uma fase preliminar do procedimento, sendo que os concorrentes têm agora um período para se pronunciarem antes do relatório final e da decisão. No entanto, a notícia foi recebida com "incredulidade e indignação" pelo Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava), que considera "estupefacto" o não cumprimento dos pressupostos do plano de recuperação da empresa.

O Sitava apelou à serenidade e criticou o "clima de instabilidade e conflitualidade" que, na sua opinião, pode ter influenciado negativamente a decisão.

Por sua vez, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) alertou para "possíveis riscos para os trabalhadores" e levantou suspeitas sobre um eventual conflito de interesses. O sindicato destacou que o grupo IAG, ao qual pertence a Iberia (dona da South), é também um dos interessados na privatização da TAP, que detém 49,9% da Menzies.

O Sintac exigiu esclarecimentos urgentes à ANAC e ao Ministério das Infraestruturas.

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