menulogo
Notícias Agora
user
Close

MEO Energia revoluciona mobilidade elétrica com lançamento da 1a tarifa dinâmica em Portugal

O setor energético em Portugal assiste a novos desenvolvimentos com o lançamento da primeira tarifa dinâmica para carregamento de veículos elétricos pela MEO Energia e com o financiamento obtido pela Helexia para expandir a sua capacidade fotovoltaica no país.
News ImageNews ImageNews Image

A MEO Energia tornou-se o primeiro comercializador em Portugal a lançar uma tarifa dinâmica destinada ao carregamento de veículos elétricos. Esta nova oferta permite que os clientes da MEO e da MEO Energia beneficiem de preços mais baixos durante as horas de maior produção de energia solar, com valores a partir de 0,13€/kWh, e também durante os períodos de vazio noturno. O objetivo é incentivar o consumo de energia em alturas de maior disponibilidade de fontes renováveis e menor pressão sobre a rede elétrica.

Para facilitar o planeamento, os clientes receberão diariamente um email com os preços para o dia seguinte. Esta iniciativa segue-se ao lançamento pioneiro, em março de 2024, de uma tarifa dinâmica para consumo doméstico e empresarial, com preços atualizados a cada 15 minutos.

A empresa, que celebra cinco anos, tem registado um crescimento significativo.

Em junho de 2025, a sua base de clientes atingiu os 188 mil, representando um aumento de 111 mil em relação ao ano anterior e 42 mil novas adesões líquidas desde o início do ano.

Nos últimos 12 meses, a MEO Energia foi o comercializador preferido por famílias e empresas que mudaram de fornecedor em nove desses meses.

Com estes passos, a empresa reforça o seu compromisso com a transição digital e energética, planeando continuar a investir em soluções sustentáveis. Paralelamente, a Helexia, uma multinacional francesa especializada em soluções de transição energética, obteve um financiamento de 50 milhões de euros para desenvolver 240 novas instalações fotovoltaicas em cinco países europeus, incluindo Portugal. Para o mercado português, estão previstos 11 projetos com uma capacidade conjunta de sete megawatts.

Luís Pinho, diretor geral da Helexia Portugal, afirmou que a empresa espera ultrapassar os 100 MWp de capacidade instalada no país num futuro próximo. Atualmente, a Helexia conta com 107 projetos de autoconsumo em operação em Portugal, totalizando 71,17 MWp de potência instalada.

O financiamento foi concedido pelos bancos La Banque Postale e Bpifrance.

Artigos

9