
Mês passado foi o sexto julho mais quente e o sétimo mais seco desde 2000



O mês de julho de 2025 em Portugal continental foi classificado como “muito quente e muito seco” pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com os dados do Boletim Mensal do IPMA, este foi o sexto julho mais quente e o sétimo mais seco desde o ano 2000. A temperatura média do ar atingiu os 23,6 °C, um valor que, embora inferior ao máximo registado em 2022 (25,1 °C), representa um aumento de um grau Celsius em relação ao valor normal de referência do período 1991-2020. A média da temperatura máxima do ar foi de 30,9 °C, a quinta mais elevada dos últimos 25 anos. Além disso, foi registado um novo máximo para a temperatura mínima no dia 4 de julho, com 22,5 °C em Cabeceiras de Basto. Numa perspetiva histórica mais alargada, julho de 2025 foi o nono julho mais quente desde 1931.
No que diz respeito à precipitação, o total mensal foi considerado “muito inferior ao normal”, correspondendo a apenas 33% do valor médio registado entre 1991 e 2020.
Esta escassez de chuva resultou num agravamento da situação de seca meteorológica no território continental. Segundo o IPMA, verificou-se um aumento da área em seca, com 62% do continente a registar seca fraca e 5% a enfrentar seca moderada, afetando inclusivamente algumas zonas da região noroeste.
Artigos
5




Ciência e Tecnologia
Ver mais
Novas funções do Instagram causam dúvidas: "Estamos a rever tudo 2 vezes"
Uma das novas funcionalidade anunciadas pela Meta é o 'Instagram Map' que permite descobrir novos conteúdos a partir da localização mais recente de amigos e criadores favoritos.

Univ. do Minho no mundial de futebol de robôs humanoides na China
Uma equipa de estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) vai representar Portugal na primeira competição mundial de futebol entre robôs humanoides no formato "5 contra 5", em agosto, na China, foi hoje anunciado.

CMF by Nothing Watch 3 Pro: A inteligência que faltava no seu pulso
Num mercado de smartwatches cada vez mais saturado, encontrar um dispositivo que consiga equilibrar design, funcionalidade de topo e um preço competitivo pode ser uma tarefa hercúlea. No entanto, a CMF by Nothing parece ter decifrado o código com o seu novo CMF by Nothing Watch 3 Pro, um relógio inteligente que não só promete acompanhar o seu dia a dia, como também torná-lo consideravelmente mais inteligente. Um ecrã que prende o olhar O primeiro ponto de contacto com qualquer smartwatch é o ...

UMinho representa Portugal no mundial de futebol de robôs humanoides
Uma equipa de estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) vai representar Portugal na primeira competição mundial de futebol entre robôs humanoides no formato “5 contra 5”, em agosto, na China, foi anunciado esta sexta-feira. Em comunicado, a UMinho refere que o torneio, que decorrerá entre 15 e 17 de agosto, terá […] O conteúdo UMinho representa Portugal no mundial de futebol de robôs humanoides aparece primeiro em BOM DIA.