menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

A Geração da Felicidade: Jovens Profissionais Priorizam Bem-Estar em Detrimento do Salário

Uma nova geração de profissionais está a redefinir as prioridades no mundo do trabalho, com mais de metade a afirmar que aceitaria uma redução salarial em troca de maior felicidade e bem-estar.
News ImageNews ImageNews Image

Um inquérito global conduzido em julho de 2025 pela CEMS – The Global Alliance in Management Education, uma rede de 33 universidades e escolas de gestão da qual a Nova SBE é o único membro em Portugal, revela uma mudança significativa nas prioridades dos jovens profissionais. Segundo o estudo, 53% dos inquiridos estariam dispostos a aceitar uma redução salarial de 10% para serem mais felizes no trabalho.

Adicionalmente, 40% considerariam essa hipótese dependendo da função, e apenas 7% rejeitariam completamente a ideia.

Quando questionados sobre os fatores que mais contribuem para a sua felicidade profissional, os jovens destacaram a importância de ter bons colegas de trabalho (31%), seguido por um trabalho com significado (28%) e a liberdade ou flexibilidade (27%).

Estes dados surgem num momento em que o debate sobre o regresso ao trabalho presencial a tempo inteiro continua a marcar a atualidade laboral, evidenciando a necessidade de as empresas criarem ambientes que promovam não só o desempenho, mas também o bem-estar, o propósito e o impacto social.

Nicole de Fontaines, diretora executiva da CEMS, sublinha que, embora o salário continue a ser importante, já não é o único fator decisivo.

"Valorizam cada vez mais a felicidade, a realização pessoal e a oportunidade de ter impacto, vendo o local de trabalho como uma verdadeira comunidade", afirma. Segundo de Fontaines, a cultura, o sentimento de pertença e as oportunidades de crescimento são hoje tão ou mais relevantes que o salário e os benefícios.

A missão da CEMS, acrescenta, é formar líderes capazes de equilibrar o sucesso económico com o impacto social e ambiental.

Esta visão é partilhada por Catherine da Silveira, Associate Dean da Nova SBE e diretora académica do programa CEMS em Portugal. Da Silveira reforça que a Nova SBE tem como objetivo preparar profissionais que "não só impulsionam os negócios, mas também constroem organizações mais humanas e sustentáveis".

Os graduados da instituição aliam competências analíticas e visão de negócios a uma consciência intercultural e capacidades interpessoais, alinhando-se com as novas exigências do mercado de trabalho.

Artigos

5

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa