menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Saúde Sexual em Portugal: O Relatório da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou um documento que traça um retrato da saúde sexual em Portugal, revelando dados preocupantes sobre a satisfação da população e a prevalência da violência sexual, ao mesmo tempo que apela à sua integração nos cuidados de saúde públicos.
News ImageNews ImageNews Image

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançou um documento intitulado “Vamos Falar Sobre Sexo, Sexualidade e Saúde Sexual”, com o objetivo de sensibilizar e educar a população para a importância da saúde sexual.

A apresentação do manual foi acompanhada por um 'policy brief' que delineia cinco recomendações estratégicas dirigidas ao Governo, visando o reforço das políticas públicas nesta área fundamental do bem-estar.

O relatório revela dados alarmantes sobre a realidade portuguesa.

Segundo o documento, metade da população nacional encontra-se insatisfeita com a sua vida sexual.

Outro dado de grande impacto é o de que uma em cada sete mulheres em Portugal já foi vítima de violência sexual, sublinhando a urgência de medidas de proteção e apoio. O manual aborda uma vasta gama de tópicos para desmistificar e informar sobre a sexualidade.

Entre os temas tratados estão os fatores que influenciam a vida sexual, a sua relevância ao longo das diferentes fases da vida, e o esclarecimento de direitos e mitos comuns. Adicionalmente, o documento fornece informação sobre infeções sexualmente transmissíveis (IST), disfunções sexuais e infertilidade, explicando as suas causas e os seus impactos na vida das pessoas.

Em linha com as suas conclusões, a Ordem dos Psicólogos defende a integração dos cuidados de saúde sexual nos serviços de saúde pública, recomendando que o acesso a estes seja garantido nos centros de saúde. Num contexto relacionado, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), ao comentar números sobre abusos sexuais contra crianças, salientou que cerca de 50% destes crimes ocorrem no seio familiar, reforçando a complexidade e a necessidade de uma abordagem integrada da saúde e segurança sexual no país.

Artigos

9

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa