menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Parcerias e Valorização: Novas Estratégias de Investimento Transformam o Tecido Empresarial Português

Iniciativas empresariais recentes em Portugal demonstram uma aposta em modelos de negócio inovadores, que vão desde a partilha de capital com colaboradores a parcerias entre o setor privado e a academia para fomentar o desenvolvimento regional.
News ImageNews ImageNews Image

A empresa metalomecânica Inocambra, de Vale de Cambra, implementou um modelo de capitalismo consciente após a entrada da sociedade de private equity Menlo Capital no seu capital. Através do programa “Somos Acionistas”, os 100 colaboradores com mais de cinco anos de serviço tornaram-se acionistas, recebendo, sem custos, ações preferenciais equivalentes a 50% do seu salário base anual.

Esta iniciativa, que representa uma parceria a 50% entre a Menlo Capital e o fundador António Augusto Soares da Silva, excluindo as ações dos trabalhadores, visa valorizar o capital humano como pilar estratégico.

A empresa, especializada em estruturas metálicas complexas, prevê atingir uma faturação de 11,5 milhões de euros em 2025.

No norte do país, a colaboração entre os setores público, privado e académico materializa-se na criação da nova escola de negócios da Universidade do Minho. A UMinhoExec – Escola de Formação de Executivos será instalada no histórico Edifício do Castelo, em Braga, num projeto de reabilitação de nove milhões de euros. O financiamento é assegurado por uma parceria que inclui a câmara municipal e duas dezenas de empresas e instituições, que contribuem com quatro milhões de euros, sendo os restantes cinco milhões provenientes do programa Portugal 2030.

O objetivo é aproximar o ensino superior do tecido empresarial, focando-se na inovação e na atração de talento para a região. No setor imobiliário, a recém-criada promotora Alecrim Real Estate (Alecrim RE), do universo Lince Capital, surge com um plano de investimento de 330 milhões de euros para desenvolver cerca de 500 unidades residenciais.

Com foco estratégico no segmento médio-alto e no mercado nacional, a empresa tem em carteira oito projetos em Lisboa, Cascais, Setúbal e Comporta.

O primeiro projeto a ser lançado é o Metrass, em Campo de Ourique, Lisboa, um investimento de sete milhões de euros com conclusão prevista para o verão de 2027. A promotora destaca-se pela aposta numa identidade portuguesa, valorizando a qualidade e o estilo de vida nacional.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image
Pegasus Airlines aumenta frequência de voos entre Lisboa e Ancara

A companhia aérea Pegasus Airlines, representada em Portugal pela ATR, vai aumentar a frequência de voos entre Lisboa e Ancara, na Turquia, a partir de 25 de Novembro. A transportadora passará a operar as ligações entre as capitais portuguesa e turca três vezes por semana, mais uma que actualmente. O voo adicional já se encontra […] O conteúdo Pegasus Airlines aumenta frequência de voos entre Lisboa e Ancara aparece primeiro em Presstur.

Source LogoPresstur
categoryVer categoria completa