menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Inovação e Expansão: A Transformação Digital do Setor Jurídico em Portugal

O setor jurídico português está a atravessar uma fase de modernização, marcada pela adoção de novas tecnologias e pela expansão de serviços, como demonstram as recentes iniciativas de várias sociedades de advogados e empresas de legaltech.
News ImageNews ImageNews Image

A sociedade de advogados MFA Legal assinalou o seu segundo aniversário com um reposicionamento estratégico, passando a designar-se MFA Legal & Tech.

Esta mudança reflete uma forte aposta nas áreas de direito fiscal, penal, tecnologia, digital, cibersegurança e gestão de risco. Segundo o managing partner, Samuel Fernandes de Almeida, a firma triplicou o número de colaboradores em dois anos, integrou a equipa de Jorge Silva Martins para criar a área de Tecnologia, Regulatório e Digital, e recebeu três prémios internacionais.

A celebração incluiu ainda a mudança para novas instalações no Largo Jean Monnet, em Lisboa.

Numa iniciativa pioneira, a MFA Legal & Tech implementou, em parceria com a LEXSTREAM, uma plataforma de comunicação digital com avatares personalizados criados por Inteligência Artificial para interagir com clientes. No campo da inovação tecnológica, a startup portuguesa de legaltech ByTheLaw lançou uma solução de Inteligência Artificial destinada a otimizar o trabalho dos advogados.

Desenvolvido após um período de imersão na Sérvulo & Associados, o sistema organiza de forma autónoma todo o conhecimento jurídico interno, como pareceres e contratos, permitindo pesquisas rápidas e fiáveis.

A empresa estima que a ferramenta pode poupar cerca de 63 horas por utilizador anualmente.

O CEO, André Dionísio, destaca que a eficácia da IA generativa depende da qualidade dos dados com que é alimentada.

A plataforma conta já com 1.100 utilizadores ativos, incluindo clientes como a Sérvulo & Associados e a P&A Legal, e está a ser utilizada na Administração Pública pela Câmara Municipal de Coimbra e avaliada pelo Governo Regional da Madeira. A expansão de serviços jurídicos para mercados lusófonos é exemplificada pela VdA Academia, o centro de formação da sociedade de advogados VdA. A academia foi contratada pela HBD Príncipe, a maior empregadora da ilha do Príncipe, para formar os seus quadros em áreas como Legislação Laboral, Direito Público, Gestão de Risco de Fraude & Compliance e Inteligência Emocional. As sessões formativas decorreram na ilha e, posteriormente, em Lisboa para os quadros do grupo na capital portuguesa.

Fundada em 2009, a VdA Academia está certificada pela DGERT e opera em vários países através da VdA Legal Partners.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image
Pilotos da Azores Airlines votam no Domingo a proposta do consórcio Newtour/MS Aviation

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, que resultará num documento que será submetido a votação no Domingo, com vista à formalização de uma proposta de compra da Azores Airlines. “Após as reuniões realizadas, foram identificados ontem alguns dos princípios fundamentais que servirão […] O conteúdo Pilotos da Azores Airlines votam no Domingo a proposta do consórcio Newtour/MS Aviation aparece primeiro em Presstur.

Source LogoPresstur
News Image
Sindicato revela “avanço positivo” na negociação para privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) revelou hoje que existe um “avanço positivo” nas negociações com consórcio Newtour/MS Aviation, interessado na privatização da Azores Airlines, reiterando “total disponibilidade” para um “desfecho positivo” do processo. “O SPAC confirma o avanço positivo das negociações com o consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito do processo de aquisição […] O conteúdo Sindicato revela “avanço positivo” na negociação para privatização da Azores Airlines aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
News Image
Bentley Supersports novo em série limitada

A Bentley confirmou a produção do primeiro Continental GT de tração apenas traseira (e o terceiro Supersports, “etiqueta” que identifica os carros mais desportivos da marca do Grupo Volkswagen). Este automóvel comemora os 100 anos do primeiro Super Sports, o 3-Litre. Estreia dentro de uma semana, em Nova Iorque, EUA. Dentro de uma semana, em Nova Iorque, a Bentley irá revelar oficialmente, e na íntegra, uma criação muito especial, baseada no Continental GT: o novo Supersports. Cem anos...

Source Logoe-auto
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones