
Microsoft aprofunda integração do Copilot no Windows 11 com novas funcionalidades de IA



A Microsoft revelou novas funcionalidades para o Windows 11 que aprofundam a integração do seu assistente de inteligência artificial, o Copilot, com o objetivo de tornar a interação com o computador mais conversacional e produtiva. O anúncio coincide com o fim do suporte de segurança gratuito para o Windows 10, lançado há uma década, numa estratégia para incentivar os utilizadores a atualizarem para o sistema operativo mais recente.
Entre as principais novidades, destinadas a todos os utilizadores do Windows 11, estão o Copilot Voice e o Copilot Vision.
O primeiro permite ativar o assistente através do comando de voz "Hey, Copilot", eliminando a necessidade de digitação.
Segundo Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo da Microsoft, esta interação por voz será "tão transformadora quanto o rato e o teclado".
Já o Copilot Vision tem a capacidade de analisar o conteúdo do ecrã do utilizador para fornecer 'feedback', sugestões e orientações sobre documentos, videojogos ou outras atividades.
Adicionalmente, a Microsoft está a testar funcionalidades mais avançadas com os Windows Insiders através do Copilot Labs.
As "Copilot Actions" transformam o assistente num agente autónomo, capaz de executar tarefas em ficheiros locais, como organizar fotografias ou extrair informação de PDFs. Outras funcionalidades em teste incluem os "Copilot Connectors", que ligam o assistente a serviços como OneDrive, Outlook, Gmail e Google Drive, e um "Gaming Copilot" (Beta) para oferecer suporte em jogos.
A empresa sublinha que a segurança é central, garantindo que as "Copilot Actions" estão desativadas por defeito e que todas as ações sensíveis requerem a aprovação do utilizador. Com o fim do suporte ao Windows 10, os utilizadores que não atualizarem enfrentam a escolha entre expor-se a riscos de segurança ou adquirir novos equipamentos. A Microsoft oferece a possibilidade de pagar por um ano de suporte de segurança estendido, embora alguns utilizadores, como os da União Europeia, possam recebê-lo gratuitamente.
Artigos
7






Ciência e Tecnologia
Ver mais
O anúncio marca uma tentativa de recuperar terreno face à Nvidia e à AMD, que dominam o setor, e simboliza a reativação da estratégia de IA da empresa sob a liderança de Lip-Bu Tan

Estes são tempos em que a nossa dependência do digital e infraestruturas críticas torna os ciberincidentes uma ameaça social à escala global. O apagão elétrico deste ano, por exemplo, tornou óbvio que uma falha ou ataque que afete os operadores de energia pode gerar consequências imensas: interrupção de serviços básicos, prejuízos económicos gigantescos, perda de confiança pública e, em última instância, risco para a segurança humana. Os conflitos geopolíticos mais ativos como a invasão da Ucrân

Jornal Mais Ribatejo No livro Assim Nasce Uma Ideia, publicado na aclamada coleção Ciência Aberta da Gradiva, os organizadores Vítor Cardoso e Ana Carvalho convidam o leitor a uma viagem pelos bastidores da ciência, revelando o que a História, muitas vezes, omite: a génese, caótica e profundamente humana, das ideias que transformam o mundo. Com o contributo de […] O conteúdo A Anatomia Fascinante da Centelha Científica aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Um estudo publicado na revista Osteoporosis International confirmou a presença de microplásticos nos ossos humanos, revelando que estas partículas promovem envelhecimento celular, perda da capacidade de regeneração e stress oxidativo.