Despedimento Coletivo na Microsoft Portugal



A Microsoft Portugal iniciou um processo de despedimento coletivo que afeta 68 trabalhadores, sendo esta a segunda vez no ano que a empresa avança com uma redução significativa do seu quadro de pessoal no país. De acordo com fontes ligadas ao processo, as posições a serem eliminadas incluem gestores de contas de clientes ('customer account managers'), especialistas em soluções de nuvem ('cloud solution architects') e equipas de FastTrack, que auxiliam os clientes na implementação de soluções Microsoft. A recém-constituída Comissão de Trabalhadores da Microsoft Portugal, contactada pela agência Lusa, não prestou declarações devido a um acordo de confidencialidade, remetendo os esclarecimentos para a empresa.
Por sua vez, uma fonte oficial da multinacional reiterou a posição que tem vindo a ser comunicada há vários meses, afirmando que a Microsoft está a implementar "mudanças organizacionais necessárias para posicionar melhor a empresa para o sucesso num mercado dinâmico".
Este despedimento em Portugal reflete uma estratégia de cortes a nível mundial. A Microsoft, sediada em Seattle, anunciou no início de julho a mais recente ronda de saídas, que afetou milhares de trabalhadores em diversas áreas, como vendas e a divisão de videojogos Xbox. A empresa recusou-se a especificar o número exato de funcionários abrangidos, indicando apenas que os cortes representam menos de 4% da sua força de trabalho de há um ano, que era de aproximadamente 228.000 pessoas. Esta percentagem pode corresponder a cerca de 9.000 postos de trabalho, não sendo claro se este número inclui os 6.000 despedimentos de uma vaga anterior, ocorrida em maio.
Estas medidas de reajuste surgem num contexto em que várias empresas tecnológicas estão a adaptar as suas estruturas após os fortes investimentos e contratações durante a pandemia. A Microsoft, em particular, enfrenta pressão para controlar custos devido aos elevados gastos com os centros de dados que suportam os seus serviços de inteligência artificial e computação na nuvem.
Artigos
30Economia
Ver mais
Num contexto de crescente interesse pelo investimento, o educador financeiro Daniel Rocha destaca um guia simples e prático para quem quer dar os primeiros passos com segurança e clareza. Leia mais artigos em https://foreveryoung.sapo.pt

O café, o peixe, a carne e os ovos estão entre os produtos cujo valor mais subiu nas últimas semanas. The post Ir às compras está (ainda) mais caro — preço do cabaz básico volta a subir appeared first on New in Braga.

A fintech portuguesa Pagaqui lançou o SmartEye, uma solução baseada em inteligência artificial que reconhece automaticamente os dados de pagamento, reduzindo erros e tempo de processamento. A tecnologia estará disponível nos mais de 2500 pontos de venda da rede Pagaqui em todo o país. O post Pagaqui simplifica pagamentos no comércio local com IA aparece primeiro no PME Magazine.

A União das Freguesias de Vilar e Mosteiró é a única parte do município de Vila do Conde que integra o anexo do despacho do ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes (imagem em baixo), que reconhece como “catástrofe natural (…) o conjunto de incêndios rurais ocorridos entre 2 de maio e 15 de […]







