
Miguel Sousa Tavares vê a América "cada vez mais parecida com as ditaduras sul-americanas" e Trump a cair "num princípio Nazi"



O comentador da TVI, Miguel Sousa Tavares, na sua rubrica "5.ª Coluna", teceu duras críticas à postura adotada por Donald Trump durante o seu segundo mandato. Segundo Tavares, Trump “acha-se dono da América, que ainda é uma democracia, e, em breve, dono do mundo”.
Esta perceção reflete uma ambição que o comentador considera preocupante para o futuro da política norte-americana e global.
A análise de Sousa Tavares estende-se a comparações históricas, ao ver a América "cada vez mais parecida com as ditaduras sul-americanas".
O comentador vai mais longe ao afirmar que Trump está a cair "num princípio Nazi", embora os artigos não especifiquem a que princípio se refere.
Esta crítica sublinha a gravidade com que o comentador encara as ações e a retórica do político norte-americano.
Para além da sua postura, Miguel Sousa Tavares alertou para o que descreve como uma "coisa perigosa": a estratégia de Trump para alterar o mapa eleitoral dos Estados Unidos. Para ilustrar o seu ponto de vista, o comentador recorreu a um exemplo português, utilizando as freguesias de Campo de Ourique e da Estrela para explicar o método. Os detalhes de como este exemplo se aplica à situação norte-americana não são fornecidos nos textos.
Artigos
5




Mundo
Ver mais
Harper e Fletcher morreram no tiroteio de Minneapolis. Famílias reagem
Harper Moyski, de dez anos, e Fletcher Merkel, de oito anos, são as vítimas mortais de um tiroteio ocorrido numa escola católica, na semana passada, em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Sobe para 25 o número de mortos nos bombardeamentos a Kyiv
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que pelo menos 25 pessoas foram mortas e mais de 50 ficaram feridas nos ataques russos que visaram Kyiv na quinta-feira, de acordo com um novo balanço.

PIB angolano cresce 1,08% no segundo trimestre
A economia angolana cresceu 1,08% no segundo trimestre face ao mesmo período do ano anterior, sustentada pelo setor não petrolífero, já que a atividade petrolífera registou uma contração de 8,65%, o pior resultado desde 2021.

: Hamas saúda decisão turca e pede mais "medidas punitivas" contra Israel
O Hamas saudou hoje a decisão da Turquia de fechar os seus portos e o seu espaço aéreo aos navios, aviões militares e oficiais israelitas, apelando ao mundo para "intensificar as medidas punitivas" contra Israel.