Voz Unida: Milhares Exigem Apoios Dignos para Famílias de Crianças com Cancro



A associação Acreditar entregou esta quarta-feira, Dia do Cuidador, uma carta aberta com 47.030 assinaturas à Presidência da República, à Assembleia da República e ao primeiro-ministro.
A iniciativa visa alertar para a "instabilidade financeira e com apoios sociais desajustados" que afetam as famílias de crianças e jovens com cancro, que em Portugal somam cerca de 400 novos casos anualmente. Segundo um Levantamento Nacional realizado pela Acreditar em 2024, o diagnóstico de cancro pediátrico acarreta um impacto financeiro médio de 655 euros por mês para as famílias. Este valor resulta da perda de rendimento, uma vez que o subsídio de assistência a filho com cancro é concedido a apenas um progenitor, cobre somente 65% do salário e tem um teto máximo de dois Indexantes de Apoios Sociais (IAS), equivalente a 1.045,00 euros mensais.
A este valor somam-se as despesas acrescidas com deslocações, terapias ocupacionais, alimentação especial e medicação.
Para "corrigir as desigualdades e assegurar condições justas para quem cuida", a Acreditar propõe quatro medidas concretas.
A primeira é o reforço do apoio financeiro para garantir 100% do rendimento do agregado familiar, sem perdas. A segunda é a eliminação do teto máximo de pagamento mensal de dois IAS.
Pede-se também que seja permitido a ambos os cuidadores usufruir da licença em simultâneo nas fases mais exigentes da doença.
Por último, a associação exige a dignificação do subsídio de funeral para uma criança, atualmente de 254,63 euros, um valor muito inferior ao reembolso para adultos, que pode atingir 1.567,50 euros.
A diretora-geral da Acreditar, Margarida Cruz, considera o pedido "modesto face à dimensão do período que atravessam" estas famílias. A expressiva subscrição da carta aberta é vista como uma manifestação do consenso da sociedade civil sobre a necessidade de corrigir uma situação "reconhecidamente injusta", reforçando o apelo para que as políticas públicas reconheçam o papel essencial das famílias cuidadoras.
Artigos
11Atualidade
Ver mais
O Governo espanhol decidiu proibir, a partir de segunda-feira, a criação de aves de capoeira, em várias zonas do país, face ao aumento do número de casos de infeção pela gripe das aves na Europa. “Nas últimas semanas, temos observado um aumento do número de casos, tanto em aves selvagens como domésticas, indicando um agravamento […]

IPMA prevê rajadas até 90 km/h no litoral e acumulados de chuva superiores a 150 mm no Norte e Centro até domingo Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Depressão Claudia provoca vento forte, chuva intensa e agitação marítima em Portugal até ao fim de semana

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), por intermédio dos seus docentes, estudantes e alumni,...

As alegadas agressões foram registadas por câmaras de videovigilância e ocorreram em fevereiro Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Ministério Público acusa dois polícias de agredirem arguido dentro do tribunal de Almada






