menulogo
Notícias Agora
user
Close

Milhares em manifestação na Turquia promovida pelo principal partido da oposição

Milhares de pessoas manifestaram-se este domingo em Ancara, na Turquia, num protesto convocado pelo principal partido da oposição contra o que considera ser uma ofensiva do governo do Presidente Recep Tayyip Erdogan.
News ImageNews ImageNews Image

Milhares de pessoas participaram este domingo numa manifestação em Ancara, convocada pelo principal partido da oposição da Turquia, o Partido Republicano do Povo (CHP). Segundo os organizadores, incluindo o vice-presidente do partido, Murat Bakan, o protesto reuniu pelo menos 50.000 pessoas na praça Tandongan, que empunhavam bandeiras turcas e vestiam 't-shirts' com a imagem do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk.

O líder do CHP, Özgür Özel, afirmou durante o seu discurso que os manifestantes se reuniram para "se oporem ao golpe de Estado". Acusou o governo de não querer democracia nem justiça, alegando que "sabe que não pode ganhar as eleições se houver democracia" e que "se houver justiça, não poderá esconder os seus crimes".

A manifestação ocorreu na véspera de uma decisão judicial, agendada para segunda-feira, que poderá anular o Congresso do CHP de 2023 e destituir a atual liderança do partido.

O protesto surge num contexto de crescente tensão política.

O CHP alega que as detenções e acusações contra os seus membros fazem parte de uma ofensiva do governo para enfraquecer a oposição. Nos últimos meses, mais de uma dúzia de presidentes de câmara do CHP e centenas de funcionários municipais foram detidos por alegada corrupção. Entre os detidos está o presidente da câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, considerado o principal adversário do Presidente Recep Tayyip Erdogan, cuja detenção gerou protestos generalizados.

O governo nega as acusações e defende a independência dos tribunais turcos.

O CHP, o partido político mais antigo da Turquia, obteve uma vitória expressiva sobre o partido AKP de Erdogan nas eleições locais de 2024 e tem vindo a subir nas sondagens.

Durante o discurso, Özgür Özel dirigiu-se diretamente ao presidente, perguntando: "Erdogan, já viu a praça Tandogan assim? ", enquanto os manifestantes gritavam "Erdogan, demita-se!

".

Artigos

7
categoryVer categoria completa