
Milhares em manifestação na Turquia promovida pelo principal partido da oposição



Milhares de pessoas participaram este domingo numa manifestação em Ancara, convocada pelo principal partido da oposição da Turquia, o Partido Republicano do Povo (CHP). Segundo os organizadores, incluindo o vice-presidente do partido, Murat Bakan, o protesto reuniu pelo menos 50.000 pessoas na praça Tandongan, que empunhavam bandeiras turcas e vestiam 't-shirts' com a imagem do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk.
O líder do CHP, Özgür Özel, afirmou durante o seu discurso que os manifestantes se reuniram para "se oporem ao golpe de Estado". Acusou o governo de não querer democracia nem justiça, alegando que "sabe que não pode ganhar as eleições se houver democracia" e que "se houver justiça, não poderá esconder os seus crimes".
A manifestação ocorreu na véspera de uma decisão judicial, agendada para segunda-feira, que poderá anular o Congresso do CHP de 2023 e destituir a atual liderança do partido.
O protesto surge num contexto de crescente tensão política.
O CHP alega que as detenções e acusações contra os seus membros fazem parte de uma ofensiva do governo para enfraquecer a oposição. Nos últimos meses, mais de uma dúzia de presidentes de câmara do CHP e centenas de funcionários municipais foram detidos por alegada corrupção. Entre os detidos está o presidente da câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, considerado o principal adversário do Presidente Recep Tayyip Erdogan, cuja detenção gerou protestos generalizados.
O governo nega as acusações e defende a independência dos tribunais turcos.
O CHP, o partido político mais antigo da Turquia, obteve uma vitória expressiva sobre o partido AKP de Erdogan nas eleições locais de 2024 e tem vindo a subir nas sondagens.
Durante o discurso, Özgür Özel dirigiu-se diretamente ao presidente, perguntando: "Erdogan, já viu a praça Tandogan assim? ", enquanto os manifestantes gritavam "Erdogan, demita-se!
".
Artigos
7






Mundo
Ver mais
MNE assinou acordos sobre dupla tributação e informações com Reino Unido
Portugal e o Reino Unido assinaram hoje dois acordos bilaterais sobre dupla tributação e sobre a troca de informação privilegiada ou confidencial, revelou hoje em Londres o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

Marco Rubio vai ao Qatar após ataques israelitas neste país
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, vai visitar o Qatar na terça-feira, uma semana após o ataque israelita ao Hamas naquele país aliado dos EUA, afirmou hoje um responsável norte-americano à agência France-Presse.

UA reafirma importância da democracia para a paz e a estabilidade de África
O presidente da Comissão da União Africana (UA), Mahmoud Ali Youssouf, reafirmou hoje, Dia Internacional da Democracia, a importância fundamental deste regime, do estado de direito e da boa governação para a paz, estabilidade e desenvolvimento do continente.

Cabo Verde promete combate à exclusão ao abrir ano letivo
O ministro da Educação de Cabo Verde prometeu hoje, na abertura do ano letivo, procurar apoios internacionais e consensos suprapartidários para a educação ser um vetor de combate à exclusão.