
Resgate de cão em incêndio por militar da GNR



Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou um cão que se encontrava acorrentado dentro de uma habitação em chamas.
O incidente ocorreu na passada terça-feira, 29 de julho, na localidade de Vila Ruiva, no concelho de Cuba, em pleno Alentejo. Elementos do Posto Territorial de Alvito, pertencente ao Comando Territorial de Beja, deslocaram-se ao local após um alerta de incêndio e constataram que um canídeo, de nome “Duque”, estava em perigo iminente.
Perante a gravidade da situação e o risco para a vida do animal, um dos militares entrou na habitação, que já se encontrava a ser consumida pelo fogo, e conseguiu retirar o cão para o exterior.
Durante o resgate, que foi registado em vídeo e posteriormente divulgado pela GNR, o militar sofreu ferimentos ligeiros.
As imagens mostram a aflição de populares que alertavam para o perigo.
Após ser salvo, “Duque” recebeu tratamento no local e foi entregue aos seus tutores.
O ato foi enaltecido pela GNR em comunicado, que referiu que “são gestos como este que nos enchem de orgulho, refletindo o compromisso da Guarda com a proteção da vida”. Uma capitão da GNR também elogiou a ação, sublinhando que a missão da corporação abrange tanto vidas humanas como animais.
Apesar do resgate heroico, o cão acabou por não sobreviver, vindo a falecer na quinta-feira seguinte ao incidente.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).