
Militar da GNR resgata cão “Duque” de incêndio em habitação em Cuba



Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou um cão que se encontrava acorrentado dentro de uma habitação em chamas.
O incidente ocorreu na passada terça-feira, 29 de julho, na localidade de Vila Ruiva, no concelho de Cuba, em pleno Alentejo. Elementos do Posto Territorial de Alvito, pertencente ao Comando Territorial de Beja, deslocaram-se ao local após um alerta de incêndio e constataram que um canídeo, de nome “Duque”, estava em perigo iminente.
Perante a gravidade da situação e o risco para a vida do animal, um dos militares entrou na habitação, que já se encontrava a ser consumida pelo fogo, e conseguiu retirar o cão para o exterior.
Durante o resgate, que foi registado em vídeo e posteriormente divulgado pela GNR, o militar sofreu ferimentos ligeiros.
As imagens mostram a aflição de populares que alertavam para o perigo.
Após ser salvo, “Duque” recebeu tratamento no local e foi entregue aos seus tutores.
O ato foi enaltecido pela GNR em comunicado, que referiu que “são gestos como este que nos enchem de orgulho, refletindo o compromisso da Guarda com a proteção da vida”. Uma capitão da GNR também elogiou a ação, sublinhando que a missão da corporação abrange tanto vidas humanas como animais.
Apesar do resgate heroico, o cão acabou por não sobreviver, vindo a falecer na quinta-feira seguinte ao incidente.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Homem ilegal em Portugal detido pela PSP no Colombo
A PSP deteve um homem no Centro Comercial Colombo depois de ter sido intercetado e de se ter verificado "que não possuía qualquer documento que lhe permitisse permanecer legalmente em Portugal ou no espaço Schengen".

Furta casa, é visto em carro roubado e foge da PSP no Estoril. Foi detido
A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 35 anos, "toxicodependente e sem-abrigo", por suspeitas de furto no Estoril. O homem levou uma 'Playstation', duas viaturas BMW e um Mercedes e ainda uns ténis.

Suspeitos de atear fogos em Cinfães, Felgueiras e Maia em preventiva
Os alegados incendiários de Felgueiras, Cinfães e da Maia, detidos pela Polícia Judiciária (PJ) nos últimos dois dias, ficaram em prisão preventiva após serem ouvidos pelas autoridades judiciárias, disse hoje fonte policial à Lusa.

Abertas 76 vagas para quem não conseguiu inscrever-se na Romaria d'Agonia
A VianaFestas abriu mais 76 vagas para o Desfile da Mordomia das festas de Viana do Castelo, especificamente para mulheres que contactaram a organização por não terem conseguido inscrever-se, mas considerou hoje existir um "aproveitamento político".