A Era dos Drones: Da Saúde à Guerra, a Tecnologia que Redefine o Nosso Mundo



A versatilidade dos drones é evidenciada por um projeto-piloto na Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), no Porto.
A iniciativa visa utilizar estas aeronaves não tripuladas para o transporte de medicamentos, sangue e órgãos, com o objetivo de encurtar significativamente o tempo de resposta em situações críticas e, consequentemente, salvar mais vidas. Em contraste, os drones também se tornaram uma fonte de preocupação para a segurança. Nos Países Baixos, a deteção de vários drones levou ao encerramento temporário do aeroporto de Eindhoven, resultando na suspensão de voos e no desvio de uma ligação proveniente do Porto para a Alemanha. O incidente teve origem na presença de drones sobre a Base Aérea de Volkel, onde militares chegaram a abrir fogo para tentar abater os aparelhos.
O ministro da Defesa holandês classificou a situação como "inaceitável", garantindo que os recursos antidrone do país estão prontos a intervir. As autoridades estão a investigar os incidentes, sublinhando que o uso de drones perto de aeroportos e instalações militares é proibido no país.
No contexto da guerra na Ucrânia, os drones assumem um papel central como armamento.
A Ucrânia desenvolveu um novo drone, chamado "Bulava", para atacar posições russas.
Em retaliação, as forças ucranianas utilizaram drones para atacar a central elétrica de Shatura, na região de Moscovo, uma infraestrutura crucial para o sistema elétrico local.
Segundo o governador da região, o ataque não causou vítimas, mas provocou um incêndio, entretanto controlado, e cortes no aquecimento.
Os danos terão sido causados por destroços dos drones abatidos, tendo sido necessário acionar a rede de emergência para manter o fornecimento de eletricidade. A utilização de drones estende-se ainda a atividades ilícitas, como o contrabando de droga para prisões no Reino Unido, desafiando os sistemas de segurança.
Numa nota mais leve, um incidente insólito foi reportado com a equipa do programa 'Terra Nossa', em que um drone foi acidentalmente partido.













