menulogo
Notícias Agora
user
Close

Aumento das reservas de lítio na Mina do Barroso

A Savannah Resources anunciou uma descoberta significativa de lítio na mina do Barroso, em Boticas, aumentando em 40% os recursos confirmados e reforçando o potencial do projeto.
News ImageNews ImageNews Image

A empresa mineira britânica Savannah Resources revelou que as prospeções realizadas na mina do Barroso, no concelho de Boticas, confirmaram a existência de maiores quantidades de lítio do que o inicialmente previsto. De acordo com a atualização divulgada pela empresa, o recurso confirmado (JORC) de espodumena de lítio aumentou em 40%, fixando-se agora em 39 milhões de toneladas. Esta descoberta ocorre na mesma área de concessão já definida para o projeto.

Adicionalmente, o recurso adicional estimado para exploração registou um crescimento de 200%, situando-se agora num intervalo entre 35 e 62 milhões de toneladas. A Savannah Resources expressa a ambição de que o potencial total do projeto possa, ao longo dos anos, superar as 100 milhões de toneladas de mineralização de lítio. Segundo a empresa, esta quantidade seria suficiente para a produção de baterias para 47 milhões de veículos elétricos, o que equivaleria a eliminar o consumo de petróleo de todas as frotas automóveis de Portugal, França e Países Baixos em conjunto. A mina a céu aberto, que obteve uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) condicionada em 2023, tem o início de produção previsto para 2027.

O CEO da Savannah, Emanuel Proença, afirmou que a expansão dos recursos indica uma possível vida útil do projeto mais longa do que o esperado.

Esta longevidade poderá traduzir-se em maiores benefícios socioeconómicos para a região e para o país, incluindo a criação de mais empregos por um período mais prolongado, e um aumento no pagamento de royalties e impostos. A empresa acredita que o projeto poderá incentivar o regresso de emigrantes e atrair novos habitantes para a região.

Artigos

13

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa