
Manuais Escolares em Falta: Governo Promete Brevidade Enquanto Milhares de Alunos Esperam



O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) reconheceu um atraso na emissão de 'vouchers' para manuais escolares, afetando 19.845 alunos mais de um mês após o início das aulas. De um universo total de 1.031.937 estudantes, 1.012.092 já receberam os seus vales.
A tutela assegurou, em resposta à agência Lusa, que está a desenvolver "todas as diligências necessárias" para concluir o processo "com a maior brevidade".
A situação é particularmente sentida nas escolas privadas com contrato de associação. A Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) alertou que centenas de alunos do 5.º, 7.º e 10.º anos, de um total de 27 escolas nesta situação, continuam sem os seus manuais.
Segundo Rodrigo Queiroz e Melo, diretor executivo da AEEP, a maioria dos cinco mil alunos abrangidos por estes contratos está sem os livros, considerando o atraso "lamentável". A AEEP atribui a causa do atraso ao processo dos contratos de associação com o Ministério. O diretor executivo explicou que o concurso deste ano foi lançado "muito tarde" e, embora as aulas já tenham começado, os contratos para os inícios de ciclo ainda estão em processo de assinatura. A associação apela a que o Governo demonstre "capacidade e flexibilidade" para emitir os 'vouchers' e resolver as questões administrativas posteriormente.
Para mitigar o impacto da falta de manuais, os professores têm recorrido a alternativas como fichas e fotocópias, o que, segundo a AEEP, representa um "custo relevante". Embora o processo de ensino e aprendizagem não esteja comprometido, alguns colégios adiantaram-se e adquiriram os manuais para os entregar diretamente aos alunos.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Quinze distritos de Portugal continental estão sob aviso devido à precipitação persistente e, por vezes, forte que deverá prolongar-se até sábado, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)… Sete distritos encontram-se já sob aviso laranja — o segundo nível mais grave da escala meteorológica — devido à intensidade da chuva: Aveiro, Bragança, […]

Francisco Santana Bertão, de 52 anos, trabalhador da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, morreu esta sexta-feira na sequência do despiste de um veículo ligeiro de passageiros, que ocorreu na chamada “Estrada do Cardim”, um caminho rural na freguesia de Figueira de Cavaleiros, concelho de Ferreira do Alentejo. O conteúdo Fª do Alentejo: Trabalhador da autarquia morre em despiste de viatura dentro de canal de rega. aparece primeiro em Lidador Noticias.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no período compreendido entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, altura em que se assinala o “Dia de Todos os Santos”, irá intensificar o patrulhamento nas estradas com maior fluxo de tráfego em todo o território nacional continental, com o objetivo de reduzir a sinistralidade, garantir a [...] O conteúdo GNR – Operação “Todos os Santos 2025 aparece primeiro em SantoTirsoDigital.

A Infraestruturas de Portugal (IP) considera que a alteração efetuada nos aparelhos de mudança de via na estação de comboios de São Martinho do Porto, na Linha do Oeste, na madrugada de 26 de outubro, é um caso “sem precedentes na infraestrutura ferroviária nacional” e espera que os autores sejam “rapidamente identificados e responsabilizados”, uma vez que podiam ter colocado a segurança de pessoas e equipamentos em risco, pela possibilidade de descarrilamento.
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol O Jornal Económico
O Jornal Económico Record
Record RTP Notícias
RTP Notícias Sábado
Sábado SIC
SIC TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt




















