Reajuste de Vagas no Concurso de Professores: 1.º Ciclo e Educação Especial Reforçados em Detrimento de Informática e Matemática



O Ministério da Educação alterou a distribuição de vagas do concurso extraordinário para professores, que teve início a 28 de outubro. De acordo com a portaria publicada em Diário da República, o número total de lugares a concurso mantém-se nos 1.800, mas a sua alocação por grupos de recrutamento foi revista, beneficiando algumas áreas em detrimento de outras. O grupo de recrutamento mais reforçado foi o do 1.º Ciclo do Ensino Básico (grupo 110), que viu as suas vagas duplicarem de 107 para 215, um acréscimo de 108 lugares. Também a Educação Especial recebeu um aumento significativo, com mais 67 vagas distribuídas pelos seus três grupos de recrutamento. Outras áreas beneficiadas incluem Inglês do 3.º ciclo e secundário (mais 37 vagas) e Física e Química, que inicialmente não tinha vagas e passa a contar com 47. Foram ainda adicionadas vagas em Inglês do 1.º ciclo, Português e Estudos Sociais/História, Português e Francês do 2.º ciclo, e, no 3.º ciclo e secundário, em Economia e Contabilidade, Biologia e Geologia, Eletrotecnia e Artes Visuais.
Como o total de vagas não foi alterado, este reforço implicou uma redução noutros grupos.
A diminuição mais acentuada ocorreu em Informática, que perdeu 54 vagas, passando de 234 para 180.
Seguiram-se as disciplinas de Português (menos 53) e Matemática (menos 50), ambas do 3.º ciclo e secundário. Outros grupos, como Português e Inglês do 2.º ciclo, História, Geografia e Educação Tecnológica, perderam pelo menos 20 vagas cada.
Em consequência destas alterações, o Governo prolongou o prazo de candidatura por mais uma semana, até às 23:59 de 21 de novembro.
Os professores que já tinham submetido a sua candidatura podem agora alterar as suas opções.
Artigos
12Atualidade
Ver mais
Com a aproximação do final do ano, o subsídio de Natal volta a ser tema de destaque entre trabalhadores e empresas. Este apoio financeiro é um direito garantido a todos os trabalhadores por conta de outrem, funcionários públicos e pensionistas, funcionando como um 14.o mês de salário.O pagamento deve ser efetuado até 15 de dezembro, […] O conteúdo Subsídio de Natal explicado: quem tem direito, quando é pago e como se calcula aparece primeiro em Noticias em Direto.

É já durante o mês de novembro que as freguesias de Argoncilhe, Canedo, Vale, Vila Maior e Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, irão receber os técnicos que estão a realizar um estudo pioneiro para avaliar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Portugal, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O projeto, que contará com uma amostra de cerca de 9000 participantes, pretende determinar o impacto da DPOC no nosso país, avaliar a gravidade da doença e identificar quantas pessoas apresentam fatores de risco para o seu desenvolvimento, com a particularidade […] O conteúdo Santa Maria da Feira é o primeiro concelho de Aveiro a participar no estudo nacional de prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica aparece primeiro em Notícias do Centro.

É professor na Escola Superior Agrária do Politécnico de Portalegre desde 2009, arquitecto paisagista e engenheiro agrónomo. Dirige, desde 2021, o Instituto Politécnico de Portalegre.

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.










