
Ministério envia às escolas novas aprendizagens essenciais de Cidadania



O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) enviou às escolas as novas aprendizagens essenciais para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a menos de duas semanas do início do ano letivo.
O documento, que esteve em consulta pública, integra os anteriores 17 domínios em oito dimensões obrigatórias: Direitos Humanos, Democracia e Instituições Políticas, Desenvolvimento Sustentável, Literacia Financeira e Empreendedorismo, Saúde, Media, Risco e Segurança Rodoviária, e Pluralismo e Diversidade Cultural.
Após a polémica gerada pela omissão de certos termos na versão inicial, a versão final reintroduz explicitamente conceitos relacionados com a Educação Sexual. No 3.º ciclo, na dimensão dos Direitos Humanos, passa a constar a "orientação sexual" e, na Saúde, a "discriminação sexual".
Para os alunos mais velhos, salienta-se a importância do consentimento e respeito nas relações interpessoais.
Para o 1.º ciclo, foi acrescentada a necessidade de "reconhecer as partes do corpo, o direito à privacidade e a intimidade", incluindo a identificação de toques inapropriados.
A Literacia Financeira e o Ambiente são outras áreas reforçadas.
Os alunos do 1.º ciclo aprenderão a relacionar contas bancárias com meios de pagamento e a tomar decisões que impliquem ganhos ou perdas.
Nos 2.º e 3.º ciclos, os conteúdos foram diferenciados, com maior enfoque em projetos de empreendedorismo e na proteção contra fraudes.
A temática ambiental ganhou peso, com novas referências ao equilíbrio dos ecossistemas, à conservação da natureza e aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Apesar das clarificações, a nova estratégia foi alvo de críticas.
A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) atribuiu uma nota negativa à atuação do Governo, afirmando que a deficiência foi ignorada no documento.
As alterações entram em vigor este ano letivo, mas as escolas têm até às férias de Natal para elaborar as suas estratégias de Educação para a Cidadania.
Artigos
8







Política
Ver mais
Açores têm como "compromisso governativo" cumprimento dos ODS
O presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a região tem como "compromisso governativo" o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para reforçar o seu prestígio no contexto dos grandes desafios globais.

Propinas sobem? Associação de estudantes promete "dar resposta nas ruas"
A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) contestou hoje o aumento das propinas anunciado pelo Governo e prometeu "dar resposta nas ruas".

PGR anuncia para breve novidades sobre a Spinumviva
O procurador-geral da República diz que em breve haverá novidades sobre o caso Spinumviva. Amadeu Guerra não adiantou a data, mas garante que falta acertar poucos detalhes.

Governo substitui dois vogais da Metro Mondego antes do mandato terminar
Os dois vogais executivos da Metro Mondego foram hoje substituídos por proposta do Estado, enquanto acionista maioritário, antes de o atual mandato terminar, decisão que mereceu críticas dos municípios da Lousã e Miranda do Corvo e do PS de Coimbra.