
Ministério vai averiguar falhas que levaram a atraso nas notas do 9.º ano
A publicação das pautas definitivas dos alunos do 9.º ano, que deveria ter ocorrido na terça-feira, sofreu atrasos devido a falhas no processo. Em resposta, o Ministério anunciou que irá averiguar as causas que levaram a este problema na divulgação das notas. O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) manifestou-se "impressionado" com as falhas ocorridas na divulgação das notas das provas, que este ano foram realizadas em formato digital pela primeira vez.
Apesar dos constrangimentos técnicos, as médias dos alunos nas provas finais do 9.º ano foram positivas tanto a Português como a Matemática. No entanto, registou-se um aumento no número de chumbos na disciplina de Português. Os detalhes sobre a percentagem deste aumento não foram mencionados.
Relativamente ao ensino secundário, as notas dos exames nacionais do 11.º e 12.º ano foram conhecidas por todos os alunos do país na terça-feira, 15 de julho. Na Região Autónoma dos Açores, os resultados foram motivo de satisfação para a Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro. A governante congratulou-se pelo facto de a média da Região ter sido superior à média nacional em oito disciplinas. Os nomes das disciplinas em que os Açores obtiveram melhores resultados não foram especificados.
Artigos
6





Política
Ver mais
Costa alerta Israel para consequências com a UE de ocupar cidade de Gaza
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, exortou hoje Israel a voltar atrás na decisão de ocupar a cidade de Gaza, advertindo que "tem de haver consequências" nas relações com a União Europeia se Telavive o fizer.

Fogos? Governo promete "passos" para cumprir plano de prevenção a 30 anos
O Governo apontou hoje o Plano de Intervenção na Floresta para os próximos 30 anos, ainda por aprovar, como forma de prevenir incêndios com as dimensões dos que se têm registado, nomeadamente na Peneda-Gerês.

ANAC aplicou 1,98 milhões em coimas por voos fora de horários autorizados
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aplicou quase dois milhões de euros em coimas por incumprimento do regime jurídico relativo às faixas horárias e restrições noturnas durante o primeiro semestre de 2025.

Governo promete “dar passos” anuais para cumprir plano de prevenção a 30 anos
O Governo apontou hoje o Plano de Intervenção na Floresta para os próximos 30 anos, ainda por aprovar, como forma de prevenir incêndios com as dimensões dos que se têm registado, nomeadamente na Peneda-Gerês. “O governo já preparou um plano a 30 anos para valorizar a floresta. O compromisso do Governo é, todos os anos, […]