
Aposta Precoce na Cultura como Prioridade Governamental



Durante a conferência "Cultura, Educação e Território no Lugar do Amanhã", em Ponta Delgada, no âmbito do projeto PDL26 - Capital Portuguesa da Cultura, a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, sublinhou que incutir o gosto pela cultura nos primeiros anos de vida é uma prioridade governamental.
Segundo a ministra, esta aposta precoce garante a sustentabilidade e longevidade do interesse cultural, formando novos públicos para museus, espetáculos e literatura.
Defendeu ainda que a cultura deve ser próxima, não elitista, e chegar a todo o território, reconhecendo que ainda existem muitas barreiras, físicas e arquitetónicas, a ultrapassar, como a falta de guias em braille em alguns museus.
O Governo está a trabalhar para eliminar estas barreiras e promover a descentralização.
Como exemplo, a ministra mencionou a majoração de 30% no financiamento para a Capital Portuguesa da Cultura nos Açores, reconhecendo as especificidades do território.
Garantiu também que o orçamento para o setor continuará a ser reforçado em 2026, com foco em projetos que promovam o acesso em todas as regiões.
Margarida Balseiro Lopes destacou ainda o valor económico da cultura, que potencia a criação de emprego e atrai investimento.
Na mesma conferência, a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto dos Açores, Sofia Ribeiro, abordou os desafios acrescidos que a territorialidade impõe à promoção cultural na região. Defendeu a necessidade de políticas estruturais e sustentadas, com foco na educação, especialmente no primeiro ciclo, em vez de se focar apenas na promoção de eventos. Mencionou a alteração dos horários dos professores do primeiro ciclo, que permitiu a inclusão de profissionais de áreas como educação musical e visual. Antes do evento, foi assinado o protocolo de financiamento do projeto Ponta Delgada 2026, no valor global de 5,3 milhões de euros. O financiamento é repartido entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada (três milhões de euros), o Governo Regional dos Açores (um milhão), o Ministério da Cultura (650 mil euros) e o Turismo de Portugal (650 mil euros). O acordo, que atribui ao município a responsabilidade pela execução do projeto, foi assinado pela ministra da Cultura, pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral.
Artigos
7






Política
Ver mais
O PS de Odemira já reagiu às críticas do deputado da AD eleito por Beja e do PSD relativamente à tomada de posição da Assembleia Municipal sobre as obras de beneficiação da Escola Secundária. O PS diz que a Moção, “ao ter sido aprovada por unanimidade, quer dizer que os eleitos da AD presentes […]

O ministro-Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, anunciou esta sexta-feira, em Lisboa, que a estratégia digital do país será lançada até ao final de 2025. Entre as medidas previstas, está a ambição de digitalizar totalmente os serviços públicos até 2030. “Até final do ano vamos lançar a estratégia digital que tem várias componentes […] O conteúdo Portugal lança estratégia digital até final de 2025 com voto digital em estudo aparece primeiro em oRegiões.

Apenas 25 das 72 entidades privadas dos Açores que estão obrigadas a apresentar planos de prevenção da corrupção estão registadas no Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC), revelou hoje… O conteúdo Mecanismo Anticorrupção com apenas 25 entidades privadas dos Açores registadas aparece primeiro em Jornal Incentivo - Diário do Faial.

Reeleito com o que considera ter sido “uma vitória estrondosa” — Câmara e Assembleia Municipal conquistadas e apenas uma junta de freguesia fora do arco vencedor — Jorge Almeida entra no terceiro e último mandato a prometer obra feita, método e responsabilidade. Numa entrevista exclusiva à TVC/Notícias de Águeda, conduzida no programa “Na Primeira Pessoa”, […]