Ministra da Justiça destaca grande investimento na carreira dos guardas prisionais



A Ministra da Justiça, Rita Júdice, considerou em Coimbra que o Governo tem feito um "investimento muito grande" na revisão da carreira dos guardas prisionais.
Falando aos jornalistas após uma visita à Festa de Natal do Estabelecimento Prisional de Coimbra, a governante destacou as recentes conquistas para a classe, nomeadamente a celebração de um acordo com todos os sindicatos. Este acordo visa, entre outros aspetos, o alargamento do espetro de idades para o recrutamento, com o objetivo de renovar o corpo da guarda prisional. Questionada sobre a greve de quatro dias dos guardas prisionais, Rita Júdice sublinhou que, além do novo acordo, o Governo conseguiu prever a possibilidade de pagamento de horas extraordinárias. A ministra reconheceu que "motivos de queixa haverá sempre" e que não é possível "dar tudo a todos", mas reiterou a "abertura muito grande", o respeito e o empenho por parte do executivo em proporcionar as melhores condições possíveis a estes profissionais. A governante sugeriu que a motivação para a nova paralisação poderá estar mais relacionada com as condições específicas de cada estabelecimento prisional do que com um descontentamento geral. No entanto, remeteu para os sindicatos a responsabilidade de explicar as razões concretas do protesto.
"Da minha parte tudo tenho feito para dar as melhores condições possíveis e acho que temos tido grandes conquistas: os próprios guardas sabem reconhecer isso", concluiu a ministra.
















