menulogo
Notícias Agora
user
Close

Governo anuncia novos centros de dados e reforça papel da Anacom na regulação digital

O Governo português anunciou a futura instalação de novos centros de dados no país, destacando a centralização de competências na Anacom como um fator-chave para a atração de investimento tecnológico internacional.
News ImageNews ImageNews Image

O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou que “nas próximas semanas” serão divulgados novos investimentos estrangeiros em “grandes data centers” em Portugal.

Durante a conferência anual da Anacom, o governante sublinhou que a capacidade do país para atrair estes projetos se deve não só ao talento e conhecimento existentes, mas também a um enquadramento regulatório com “regras claras, transparentes e celeridade na tomada de decisões”. Neste contexto, o papel da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) foi reforçado, passando a ser um regulador “one-stop-shop” para o setor digital.

A entidade, que já supervisionava áreas como rádio e cabos submarinos, irá concentrar competências sobre serviços digitais, centros de dados e, crucialmente, a regulação da Inteligência Artificial (IA).

O ministro destacou que esta abordagem holística oferece ao mercado um ponto de contacto único, com maior previsibilidade e segurança, considerando que Portugal está, uma vez mais, “à frente da Europa” na regulação do digital. A designação da Anacom como autoridade fiscalizadora do Regulamento Europeu da IA em Portugal foi oficialmente confirmada na mesma conferência pelo secretário de Estado para a Digitalização, Bernardo Correia. Em reação, a presidente da Anacom, Sandra Maximiano, alertou para a necessidade de capacitar o regulador com novos recursos humanos especializados para fazer face às novas competências. Este anúncio geral coincide com a polémica em torno de um projeto específico para Abrantes, onde está previsto um centro de dados com um investimento de sete mil milhões de euros de capital estrangeiro e abertura planeada para 2028.

O projeto tem suscitado dúvidas e críticas por parte das forças políticas da oposição, que questionam o Governo sobre a falta de informação disponível.

Artigos

11

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Honda vai lançar o UNI-ONE, um dispositivo de mobilidade pessoal mãos-livres

A Honda anunciou que lançar o dispositivo de mobilidade pessoal mãos-livres UNI-ONE, com as vendas a arrancarem esta semana, no Japão, para clientes corporativos. O UNI-ONE é um dispositivo de mobilidade pessoal que não exige o uso das mãos e pode ser controlado apenas pela movimentação do corpo, permitindo que o utilizador se mova em todas […] O conteúdo Honda vai lançar o UNI-ONE, um dispositivo de mobilidade pessoal mãos-livres aparece primeiro em AutoGear.

Source LogoAutoGear
categoryVer categoria completa