menulogo
Notícias Agora
user
Close

Ministro considera "encerrada" polémica relativa à Universidade do Porto

O sistema de ensino em Portugal enfrenta múltiplos desafios, desde a polémica sobre pressões para o acesso ao ensino superior até à crescente falta de professores e debates sobre a educação sexual nas escolas.
News ImageNews ImageNews Image

Uma polémica recente envolveu a Universidade do Porto, onde o reitor denunciou na passada sexta-feira ter sido alvo de pressões por parte de várias pessoas. O objetivo seria a admissão de candidatos na Faculdade de Medicina que não tinham alcançado a classificação mínima necessária para o ingresso.

De acordo com a informação disponível, o ministro da tutela considerou posteriormente a polémica como "encerrada". Outro desafio significativo que o sistema educativo enfrenta é a falta de docentes, com especial incidência na disciplina de Matemática. O Movimento Missão Escola Pública alertou que no concurso de colocação de professores realizado na sexta-feira não foram colocados docentes de Matemática em nenhuma região abaixo da região Centro. O movimento avisa ainda que a escassez de professores irá agravar-se no futuro, o que representa uma ameaça para a qualidade do ensino nas áreas mais carenciadas do país.

Paralelamente a estas questões, o debate sobre a pertinência da educação sexual nas escolas também marca a atualidade.

O professor catedrático Pedro Nobre expressou a sua lamentação pelo facto de a educação sexual estar a ser questionada.

O especialista defende que "para promover a saúde pública temos de promover medidas para garantir a saúde sexual", sublinhando a sua importância.

Adicionalmente, Pedro Nobre refere que, de uma perspetiva histórica, "as questões da sexualidade estão muito relacionadas com relações de poder".

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa