menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ministro da Economia insta parceiros sociais a refletir sobre o crescimento dos salários em Portugal

O ministro da Economia, Castro Almeida, apelou aos parceiros sociais para que definam o ritmo a que os salários em Portugal devem crescer para alcançar a média europeia, sublinhando o desempenho positivo do país.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, instou os parceiros sociais a refletirem e chegarem a um consenso sobre a velocidade a que os salários em Portugal devem convergir com a média europeia. Falando à margem de um evento, o governante sublinhou a necessidade de continuar a aumentar os rendimentos, destacando que essa discussão deve ocorrer no âmbito do novo pacote laboral que visa aumentar a competitividade da economia.

Castro Almeida salientou que, em 2024, Portugal foi o país da OCDE onde os salários registaram o maior crescimento, superando nações como os Estados Unidos, Canadá e Japão. O ministro acrescentou que, para 2025, a previsão é que os salários voltem a crescer acima da média europeia. Como prova desta aproximação, indicou que o PIB per capita português subiu de 81% da média da União Europeia em 2023 para 82,4% em 2024, reduzindo a distância para o valor de referência.

Segundo o ministro, o caminho para melhores salários passa por empresas mais competitivas e trabalho mais produtivo, sendo este o objetivo central do novo pacote laboral.

Castro Almeida esclareceu que o documento em cima da mesa é ainda um "anteprojeto" numa "fase preliminar", e que se abre agora um período de discussão com as associações sindicais e patronais, no qual o Governo atuará como mediador.

O objetivo final, insistiu, é concretizar a "ambição" e o "sonho" de Portugal atingir a média salarial europeia.

Artigos

8
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones