
Ministro considera "encerrada" polémica relativa à Universidade do Porto



O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, declarou na segunda-feira, no Porto, que a polémica relativa ao concurso especial de acesso ao Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Porto (U.Porto) está "encerrada" para o Ministério que tutela. A afirmação foi reiterada em diversas fontes, sublinhando que, da parte do Ministério, o assunto está "completamente encerrado".
A controvérsia em questão envolve alegadas pressões para a admissão ilegal de candidatos ao referido curso.
Sobre este tema, o ministro da Educação já havia garantido estar disponível para dialogar com o reitor da Universidade do Porto.
A situação motivou reações políticas, nomeadamente do líder do Partido Socialista (PS), Carneiro. Este considerou que pedir a demissão do reitor da Universidade do Porto seria um "disparate". Adicionalmente, o líder do PS lembrou ao ministro que, sendo ele próprio um académico, deveria saber que um reitor não apresenta a sua demissão a um ministro da Educação, reforçando a autonomia das instituições de ensino superior.
Artigos
27


























Política
Ver mais
"Nenhuma estratégia de intimidação vai impedir esta missão humanitária"
Um barco da Flotilha Global Sumud, com bandeira portuguesa, que transportava membros do Comité Diretivo da organização, "foi atingido por um drone" em Tunes, capital da Tunísia. Mariana Mortágua, que participa na missão humanitária a Gaza já reagiu.

O PS lá sabe se quer voltar a ficar nas mãos de Pedro Nuno
A Câmara de Lisboa (que vai rever o Elevador), Pedro Nuno Santos (que está contra a direção do PS) e o tribunal arbitral (que trata das greves no Metropolitano de Lisboa) são o Bom, Mau e Vilão.

Montenegro diz a Presidente Xi Jinping que conta com “relação próxima” com Rússia para alcançar paz na Ucrânia
No seu primeiro dia de visita oficial à China, Luís Montenegro fez estas declarações no início do encontro com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, do qual os jornalistas só puderam gravar os primeiros três minutos.

Revisão laboral vai a debate: Recorde o que pode mudar para trabalhadores
Anteprojeto do Governo para revisão da legislação laboral, que começa na quarta-feira a ser debatido com os parceiros sociais, prevê a revisão de "mais de uma centena" de artigos do Código de Trabalho