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Regresso de Professores às Escolas para Colmatar Vagas no Início do Ano Letivo

O Ministério da Educação determinou o regresso de cerca de 90 professores às salas de aula para colmatar a falta de docentes no arranque do ano letivo. A medida visa garantir que milhares de alunos tenham aulas, especialmente em disciplinas com maior carência de profissionais.
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Por determinação do Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, cerca de 90 professores que exerciam funções em diversos serviços do ministério foram reintegrados nas escolas. O objetivo é preencher horários que se encontravam vagos e assegurar que milhares de alunos em vários agrupamentos de escolas e Quadros de Zona Pedagógica (QZP) possam iniciar as aulas, combatendo as dificuldades de contratação de docentes. A medida foca-se em grupos de recrutamento onde a falta de profissionais tem sido mais acentuada.

As áreas abrangidas incluem disciplinas estruturais como o 1.º Ciclo do Ensino Básico, Português do 3.º Ciclo e Secundário, e ainda Matemática e Informática para os mesmos níveis de ensino.

A seleção dos docentes foi realizada através de um cruzamento entre as necessidades das escolas e a lista de professores em situação de mobilidade nos serviços centrais. O ministério garantiu que nenhum dos professores que regressam ficará geograficamente afastado do seu atual local de trabalho.

Estes profissionais desempenhavam funções em organismos como a Direção-Geral da Administração Escolar, a Direção-Geral da Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e o Instituto de Gestão Financeira da Educação. Em contraste com o cenário nacional, a Secção Regional da Madeira da Associação Nacional de Professores (ANP) descreve o arranque do ano letivo 2025/26 na região como globalmente positivo e estável. Após uma auscultação a mais de 90% das escolas madeirenses, a ANP-Madeira concluiu que, na maioria dos casos, todas as disciplinas têm professores colocados, assinalando um início de ano sem sobressaltos no que respeita à alocação de docentes.

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