O Renascimento do Ensino Profissional: Uma Via de Futuro para Alunos e Empresas



O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, admitiu que a desvalorização do ensino profissional durante muitos anos foi um “erro”, que está agora a ser corrigido através de um forte investimento na sua qualidade e diversificação. Segundo o ministro, é fundamental oferecer percursos alternativos aos estudantes, que sejam adequados aos seus perfis e que garantam a sua empregabilidade, respondendo simultaneamente às necessidades das empresas.
Para concretizar esta visão, o Governo está a investir 480 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na criação de 404 Centros Tecnológicos Especializados (CTE) em todo o país, com conclusão prevista para junho de 2026. Durante a inauguração do CTE Industrial da Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra, um projeto de mais de 1,4 milhões de euros, Fernando Alexandre destacou que estes centros irão proporcionar uma “grande transformação” na qualidade do ensino, dotando as escolas de equipamentos modernos. Atualmente, cerca de uma centena destes centros já se encontram concluídos.
O ministro refutou as críticas de que esta via possa limitar o acesso ao ensino superior, sublinhando que o ensino profissional não fecha portas e tem sido essencial para a redução do abandono escolar em Portugal. Atualmente, cerca de 40% dos alunos do ensino secundário frequentam a via profissional, com o objetivo de alcançar os 50%. Os dados indicam que mais de 20% destes alunos ingressam diretamente no ensino superior, demonstrando a viabilidade do percurso.
A importância desta aposta é visível também em iniciativas locais, como a feira de outono organizada pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo.
Conforme explicado pela diretora Susana Massa, o evento teve como objetivo mostrar à comunidade os produtos e competências desenvolvidos nos cursos profissionais, evidenciando como a formação prática fomenta o empreendedorismo entre os jovens da região.












