menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Governo Refuta Narrativa Anti-Imigração: Dados Contradizem Associação a Crime e Dependência Social

O Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, refutou veementemente no parlamento as alegações que associam os imigrantes à criminalidade e à dependência do Estado social, classificando-as como falsas e desmentidas pelos dados.
News ImageNews ImageNews Image

Durante o debate de especialidade da proposta do Governo para o Orçamento de Estado para 2026 (OE2026), o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, respondeu a deputados do partido Chega, rejeitando categoricamente a associação entre imigração, criminalidade e dependência de apoios sociais.

O governante classificou como "falsa" e "injusta" a caracterização de pessoas estrangeiras que vivem em Portugal como "parasitas do Estado social" ou como "criminosos".

Leitão Amaro sublinhou que "o crime não tem cor de pele, nacionalidade e religião nem na vítima, nem no autor".

Segundo o ministro, as associações feitas são "desmentidas pelos números" e representam uma tentativa de "instrumentalizar e criar uma mentira na sociedade portuguesa". Para sustentar a sua posição, referiu que, apesar de a "imigração irresponsável" ter quadruplicado em Portugal, "a taxa de criminalidade e os números da criminalidade não tiveram uma evolução correlacional". No que diz respeito à alegada dependência de prestações sociais, o ministro da Presidência foi igualmente taxativo.

Em resposta direta ao deputado do Chega, Ricardo Reis, afirmou que os imigrantes contribuem "várias vezes mais do que recebem hoje". Leitão Amaro especificou que os imigrantes beneficiam do Rendimento Social de Inserção (RSI) e de outros apoios sociais em proporção inferior ao seu peso na população portuguesa, desmentindo a "ideia de parasitar" o sistema de segurança social.

O ministro repetiu por três vezes a palavra "falso" para enfatizar a sua rejeição a estas alegações.

Artigos

8

Política

Ver mais
News Image
Deputada Irene Costa interpela ministro sobre reembolso do iva à AIREV e Santa Eulália

(Vídeo) A deputada vizelense eleita pelo Partido Socialista, Irene Costa, abordou, na terceira ronda da discussão do Orçamento de Estado para 2026 na Assembleia da República a questão da devolução do IVA no âmbito do PRR à Associação para Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela-AIREV e ao Centro Social de Santa Eulália. A deputada pormenorizou que a AIREV está a construir uma nova sede com um valor de um milhão e duzentos mil euros vendo se obrigada a recorrer à Banca para cumprir os seus compromissos como salários, manter serviços, etc. e que no mesmo âmbito do PRR o Centro Social de Santa Eulália adquiriu duas carrinhas esperando estas instituições à muito tempo a devolução do IVA se bem que em relação às viaturas 'subsiste ainda outra dúvida' que a deputada quis ver esclarecida. Quanto às carrinhas o Ministro prometeu à deputada vizelense uma resposta para mais tarde, na próxima semana. Sobre o reembolso do IVA à AIREV - Associação para Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela deixou uma resposta genérica que indicia que o tempo de espera não será tão curto quanto se deseja considerando que os processos das empresas são mais céleres do que o de qualquer Instituição Particular de Solidariedade Social-IPSS.

Source LogoDigital de Vizela
News Image
Zé Det e o fulgor de quem desafiou a ordem estabelecida

A aspereza esconde-lhe a gargalhada nos calos varonis, e brilham os olhos quando se fala nos sonhos de uma vida. Este alentejano conta os 76 anos de idade pelos dedos que batem compassos ternários na mesa da sua casa, onde há discos e livros eternos, e a sensação clandestina de quem esconde segredos de que não […] O conteúdo Zé Det e o fulgor de quem desafiou a ordem estabelecida aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Source LogoAlentejo Ilustrado
News Image
Mourão: “Conseguiram fazer algumas coisas. No próximo, estaremos cá enquanto oposição para fazer força para que mais aconteça” — José Franco (PS)

O Cine-Teatro Mouranense acolheu, na passada quinta-feira, a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos do Município de Mourão, na sequência das eleições realizadas a 12 de outubro. João Fortes, candidato da coligação PPD/PSD.CDS-PP, foi reeleito presidente da Câmara Municipal, iniciando o seu segundo mandato consecutivo. A coligação venceu com 54,03% dos votos, mantendo assim a […] O conteúdo Mourão: “Conseguiram fazer algumas coisas. No próximo, estaremos cá enquanto oposição para fazer força para que mais aconteça” — José Franco (PS) aparece primeiro em Alentrium.

Source LogoAlentrium
categoryVer categoria completa