
Posição do Governo sobre as Propinas do Ensino Superior



O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, afirmou em Guimarães que a questão do aumento das propinas no ensino superior é um “assunto encerrado”. Apesar da contestação dos estudantes, o governante insiste que o foco do debate deveria estar centrado no sistema de ação social, que considera ser o mecanismo verdadeiramente essencial para garantir que qualquer estudante tenha o apoio financeiro necessário para frequentar a universidade. O ministro expressou não compreender como as associações de estudantes dão tanta importância a este tema em detrimento da ação social e do alojamento. A decisão do Governo, anunciada em setembro, prevê o descongelamento do valor das propinas das licenciaturas a partir do ano letivo de 2026/2027.
O valor, que não era alterado desde 2020, passará de 697 para 710 euros. O ministro defende a medida, argumentando que a propina representa “um pequeno valor face aos custos da frequência do ensino superior” e que o foco dos estudantes noutros temas seria mais produtivo para garantir a igualdade de oportunidades. Em resposta à decisão, associações de estudantes de Lisboa, Porto e Caldas da Rainha agendaram uma manifestação para o dia 28 de outubro. O protesto decorrerá em frente à Assembleia da República, no último dia de discussão do Orçamento do Estado para 2026, com o objetivo de “reverter o aumento da propina e retomar o caminho da gratuitidade”.
Fernando Alexandre contrapõe, afirmando que a redução das propinas seria “extremamente injusta”, pois significaria que as famílias de alunos que não acederam ao ensino superior estariam a pagar, através dos seus impostos, os estudos de outros.
Artigos
8







Política
Ver mais
A Tagus – Associação para o Desenvolvimento do Ribatejo Interior apresentou hoje, em Constância, um pacote de cinco linhas de apoio para agricultores, produtores, pequenas e médias empresas, autarquias e coletividades dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal

O órgão máximo entre congressos do Partido Social Democrata (PSD) vai reunir-se amanhã, Terça-feira, 21/10/2025, pelas 21h00 no hotel EPIC Sana Marquês Hotel, na Avenida Fontes Pereira de Melo, 8, em Lisboa A convocatória do encontro detalha vários pontos na ordem de trabalhos: em primeiro lugar, uma «Análise da Situação Política». Seguem-se a apresentação e […] O conteúdo Conselho Nacional do PSD reúne-se esta Terça-feira em Lisboa aparece primeiro em oRegiões.

Polícia Judiciária investiga série de tiroteios na Amadora e em Sintra, que deixaram cinco feridos em menos de uma semana A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar uma sucessão de crimes violentos ocorridos nos concelhos da Amadora e de Sintra, que resultaram em cinco pessoas baleadas na última semana. Os episódios têm acontecido em zonas […] O conteúdo Amadora e Sintra: Ministra da Administração Interna admite aumento da criminalidade violenta aparece primeiro em oRegiões.

“Se há alguém responsável por esta escola não ter sido, ainda, alvo de uma requalificação é por inteiro o Partido Socialista (PS)”, disse o deputado social-democrata eleito pelo círculo de Beja. Segundo Gonçalo Valente, “a bancada do PSD na Assembleia Municipal de Odemira [já] interveio vezes sem fim sobre este tema, deixando claro grande preocupação […] O conteúdo Gonçalo Valente culpa PS pelo atraso nas obras da Secundária de Odemira aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.