
TGV em Gaia: Estação planeada para reserva ecológica gera controvérsia e leva ministro ao parlamento



Os deputados da Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação aprovaram a audição do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e da Infraestruturas de Portugal (IP) para prestarem esclarecimentos sobre o projeto da linha de alta velocidade em Vila Nova de Gaia. A convocatória surge no seguimento da controvérsia gerada por uma proposta de alteração da localização da futura estação do TGV. O ponto central da questão reside na mudança do local previsto para a estação.
O contrato de concessão, assinado entre as partes, definia que a estação seria construída em Santo Ovídio.
No entanto, uma proposta alternativa, confirmada num projeto que entrou em consulta pública, pretende deslocalizar a estação para Vilar do Paraíso.
Esta nova localização é altamente contestada por se situar numa área de Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN), descrita como um "cantinho sagrado" onde pastam ovelhas e que enfrentará uma profunda transformação.
A proposta de alteração parte do consórcio signatário do projeto, o AVAN Norte, que integra as empresas Mota-Engil, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro, Casais, Conduril e Gabriel Couto. Os deputados pretendem agora obter explicações do governo e da IP sobre os motivos que justificam esta mudança, que contraria o plano inicial acordado contratualmente e que levanta sérias preocupações ambientais e de ordenamento do território.
A audição parlamentar visa, assim, clarificar o processo de decisão e o futuro de uma infraestrutura de grande impacto para a região.
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