menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Atualidade no Setor da Educação em Portugal

O setor da educação em Portugal foi palco de diversos acontecimentos, desde a intervenção ministerial numa crise institucional universitária à organização de eleições em associações de pais e celebrações académicas.
News ImageNews ImageNews Image

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) enfrenta uma “grave crise institucional”, que levou à intervenção do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. Devido à renúncia do reitor Emídio Gomes e à impossibilidade de funcionamento do Conselho Geral, que impede a eleição de um sucessor desde março, o ministro nomeou uma Comissão Eleitoral externa para organizar e convocar a eleição deste órgão no prazo de 60 dias úteis. A comissão é presidida por Sebastião Feyo de Azevedo, antigo reitor da Universidade do Porto, e integra outros quatro elementos, incluindo a antiga reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas.

Esta intervenção da tutela, prevista no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), visa repor a normalidade institucional.

Previamente, o vice-reitor Jorge Ventura tinha sido nomeado reitor interino.

No âmbito do ensino superior politécnico, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Castelo Branco (ESECB) celebrou o seu 41.º aniversário no dia 10 de outubro. As comemorações contaram com a presença de Patrícia Rosado Pinto, Presidente do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), um órgão consultivo do novo Instituto para a Educação Superior. Na sua intervenção, divulgou as atividades do CNIPES, focadas na inovação pedagógica, formação docente e bem-estar académico.

A cerimónia incluiu ainda a distinção de estudantes com melhores resultados académicos e uma homenagem a docentes e não docentes aposentados. No que respeita ao ensino básico, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1 Eça de Queiroz agendou uma Assembleia Geral Ordinária para o dia 17 de outubro. A reunião, a realizar-se no refeitório da escola, servirá para apreciar e votar o relatório de atividades e contas do ano social de 2024/2025, bem como para a eleição dos corpos sociais para o ano de 2025/2026.

Artigos

7

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa