
Atualidade no Setor da Educação em Portugal



A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) enfrenta uma “grave crise institucional”, que levou à intervenção do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. Devido à renúncia do reitor Emídio Gomes e à impossibilidade de funcionamento do Conselho Geral, que impede a eleição de um sucessor desde março, o ministro nomeou uma Comissão Eleitoral externa para organizar e convocar a eleição deste órgão no prazo de 60 dias úteis. A comissão é presidida por Sebastião Feyo de Azevedo, antigo reitor da Universidade do Porto, e integra outros quatro elementos, incluindo a antiga reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas.
Esta intervenção da tutela, prevista no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), visa repor a normalidade institucional.
Previamente, o vice-reitor Jorge Ventura tinha sido nomeado reitor interino.
No âmbito do ensino superior politécnico, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Castelo Branco (ESECB) celebrou o seu 41.º aniversário no dia 10 de outubro. As comemorações contaram com a presença de Patrícia Rosado Pinto, Presidente do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), um órgão consultivo do novo Instituto para a Educação Superior. Na sua intervenção, divulgou as atividades do CNIPES, focadas na inovação pedagógica, formação docente e bem-estar académico.
A cerimónia incluiu ainda a distinção de estudantes com melhores resultados académicos e uma homenagem a docentes e não docentes aposentados. No que respeita ao ensino básico, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1 Eça de Queiroz agendou uma Assembleia Geral Ordinária para o dia 17 de outubro. A reunião, a realizar-se no refeitório da escola, servirá para apreciar e votar o relatório de atividades e contas do ano social de 2024/2025, bem como para a eleição dos corpos sociais para o ano de 2025/2026.
Artigos
7






Política
Ver mais
Os sindicatos da Indústria e Energia e da Alimentação, Bebidas e Tabaco alertaram hoje para as “graves consequências” das novas propostas antitabágicas da OMS no emprego e na economia portuguesas, exigindo ao Governo que defenda os “interesses nacionais”.

O Serviço Nacional de Saúde gastou mais de 174 milhões de euros com médicos contratados à tarefa nos primeiros oito meses de 2025, segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde

Orçamento contempla aumentos para os funcionários públicos que já tinham sido acordados em 2024. Ou seja, os 2,15% ou um mínimo de 56,58 euros. Gastos com prestações sociais também vão crescer.

Diogo Soares Machado, líder da concelhia do Chega de Aveiro, insiste na recusa do pagamento, por parte da autarquia, do livro de balanço autárquico que Ribau Esteves encomendou para assinalar o final do ciclo de três mandatos à frente do município. (…) “se o Ribau quer investir em “solidariedade cultural” da dele, escrita por ele […] O conteúdo Aveiro: Chega insiste em imputar custo do livro do balanço municipal a Ribau Esteves aparece primeiro em Notícias de Aveiro.