menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Governos de Cavaco Silva: A Celebração de uma Década Reformista 40 Anos Depois

Ministros e secretários de Estado dos governos liderados por Aníbal Cavaco Silva entre 1985 e 1995 vão reunir-se num almoço em Lisboa para assinalar o 40.º aniversário do primeiro executivo, evocando um período de profundas reformas no país.
News ImageNews ImageNews Image

Membros dos três governos liderados por Aníbal Cavaco Silva irão reunir-se na próxima sexta-feira, em Lisboa, num almoço que visa a confraternização e a celebração do 40.º aniversário do início dos, assim designados, “governos reformistas”.

A iniciativa é coorganizada por Fernando Faria de Oliveira, antigo ministro do Comércio e Turismo no terceiro governo de Cavaco Silva. Segundo Faria de Oliveira, o objetivo principal não é prestar uma homenagem, mas sim proporcionar um reencontro entre todos os que serviram nos executivos de Cavaco Silva. No entanto, o ex-ministro reconhece que a reunião encerra uma “mensagem intrínseca” sobre a importância das reformas, do crescimento económico e de uma “experiência verdadeiramente social-democrata”.

Recordou o período de 10 anos, entre 1985 e 1995, como aquele em que Portugal registou “o crescimento mais significativo em todos os aspetos”, sublinhando as transformações em infraestruturas, a atração de investimento estrangeiro e a concertação social. Espera-se a presença de perto de uma centena de pessoas, incluindo “o grosso dos ministros e secretários de Estado”, com algumas ausências por motivos de doença ou outras impossibilidades.

Faria de Oliveira lamentou que 43 membros desses governos já tenham falecido e que não tenha sido possível contactar todos os antigos colegas.

A ideia para este almoço alargado surgiu durante um encontro entre Faria de Oliveira, Alexandre Relvas e Luís Palha, tendo sido este último a sugerir a sua realização.

A data do evento não coincide com o dia exato da primeira tomada de posse de Cavaco Silva como primeiro-ministro, 6 de novembro, por não ter sido possível encontrar uma solução para esse dia.

Dos seus governos fizeram parte figuras como Luís Marques Mendes, Eduardo Catroga, Durão Barroso, Luís Mira Amaral e Manuela Ferreira Leite.

Artigos

5

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa