
Mobilidade Laboral e Emprego de Qualidade na UE



No encerramento do Fórum Social do Porto, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, defendeu que a mobilidade laboral na União Europeia deve ser alargada para incluir não apenas cidadãos dos Estados-membros, mas também trabalhadores de países terceiros.
A ministra sublinhou a importância de fortalecer a cooperação entre as autoridades para garantir que esta mobilidade seja formal e regulada, evitando a clandestinidade.
Segundo Ramalho, uma mobilidade bem gerida contribui para o aumento da produtividade e da coesão entre os países e cidadãos da UE.
Estas declarações surgiram no contexto das discussões sobre um potencial quarto Pilar Europeu dos Direitos Sociais, focado no emprego de qualidade. O Fórum Social do Porto, com o tema "Empregos de qualidade numa Europa social competitiva", serviu para fazer um balanço da implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Este plano, impulsionado durante a presidência portuguesa do Conselho da UE em 2021, estabeleceu três metas para 2030: atingir uma taxa de emprego de 78%, garantir que 60% dos adultos participem em formação anual e retirar 15 milhões de pessoas do risco de pobreza ou exclusão social. A vice-presidente da Comissão Europeia, Roxana Mînzatu, revelou que no fórum se discutiu a possibilidade de adicionar um quarto objetivo para "medir os trabalhos de qualidade", partindo do princípio de que "o que se mede pode ser atingido".
A ministra portuguesa informou que os ministros alcançaram "alguns consensos" e conclusões sobre esta matéria.
Um dossiê com estas conclusões, que representam um "compromisso coletivo aberto para a subscrição", foi entregue ao diretor-geral do Emprego da Comissão Europeia e enviado aos parceiros sociais e Estados-membros para apreciação.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Postal enviado em 1953 é devolvido ao autor 72 anos depois
A paragem no edifício da ONU serviu para o autor escrever aos pais que já tinha chegado a Nova Iorque

A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

Novo projeto da Sanfil Medicina irá colocar Coimbra “no centro da inovação em saúde”
Projeto já está a ser construído no Coimbra iParque. A cerimónia de apresentação da construção de um novo hospital da...

O acaso que terá resolvido caso de homicídio com 30 anos
Pascal Lafolie, à esquerda, é suspeito de ter assassinado Nadège Desnoix, à direita, em 1994, quando a jovem tinha 17 anos.