A Verdade Distorcida: Modelos de IA Demonstram Baixa Fiabilidade em Notícias Atuais



Uma investigação em larga escala, coordenada pela União Europeia de Radiodifusão (UER) e com a participação de 22 meios de comunicação públicos de 18 países, concluiu que os assistentes de Inteligência Artificial (IA) ainda não são uma fonte fiável para o consumo de notícias.
O estudo analisou quatro dos modelos mais utilizados — ChatGPT, Copilot, Gemini e Perplexity — e descobriu que, no geral, 45% das respostas a perguntas sobre atualidade continham “pelo menos um problema significativo”.
Os problemas detetados foram variados, com 31% das respostas a apresentarem falhas relativas às fontes e 20% a conterem graves erros de precisão, incluindo informações obsoletas ou “detalhes inventados”. Entre os modelos testados, o Gemini destacou-se pelo pior desempenho, com problemas significativos detetados em três quartos das suas respostas, mais do dobro dos outros assistentes, maioritariamente devido à sua incapacidade de citar fontes corretamente. Em Portugal, a RTP participou no estudo e os resultados foram consistentes com a média global, com 44% das respostas a apresentarem problemas significativos, como a falta de fontes diretas ou erros de conteúdo. O modelo Gemini foi também o que registou mais falhas no contexto português, com 82% de respostas problemáticas, enquanto o ChatGPT e o Gemini foram os que mais erraram na atribuição de citações à RTP. Um exemplo concreto da falta de fiabilidade foi a resposta do Copilot que, em junho, indicou incorretamente o vencedor das eleições legislativas de 2024, em vez das que ocorreram em maio de 2025, uma semana antes da pergunta ser feita. Perante estes resultados, os autores do estudo sublinham a importância de uma avaliação crítica das respostas geradas pela IA, especialmente quando estas se referem a fontes jornalísticas.
As conclusões surgem num momento em que o uso destas ferramentas para obter informação está a crescer, particularmente entre os mais jovens.
Um relatório do Instituto Reuters revelou que 15% dos jovens com menos de 25 anos já utilizam modelos de IA semanalmente para obter resumos de notícias.
Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
A ascensão da inteligência artificial (IA) tem provocado um impacto profundo na economia, privacidade, consumo e segurança, com o surgimento de novas ferramentas, modelos e aplicações que estão a transformar o futuro das sociedades.

De acordo com especialistas do setor, a AWS controla dados de aproximadamente 76,8 milhões de sites em todo o mundo, incluindo cerca de 200 mil em Espanha, lembrou o site 'El Economista', o que explica a amplitude do impacto desta interrupção, que durou mais de quatro horas

No centro do debate da indústria automóvel e da gestão do tráfego há largos anos, a responsabilidade em relação a uma condução mais sustentável não recai apenas nas fabricantes, uma vez que os condutores...

E até já preparou ajustes para o modo Battle Royale. O Battlefield Studios partilhou hoje uma nova atualização sobre as próximas alterações e melhorias planeadas para Battlefield 6, enquanto se preparam para o arranque da Temporada 1 na próxima semana. O foco imediato, segundo o coletivo de estúdios, é melhorar a performance geral e a experiência de combate, com ajustes …




