
Troca de Acusações na Campanha para a Câmara de Lisboa



A corrida à presidência da Câmara Municipal de Lisboa é marcada por duras críticas entre o atual autarca e recandidato pela coligação PSD/CDS-PP/IL, Carlos Moedas, e a candidata pela coligação PS/Livre/BE/PAN, Alexandra Leitão.
Moedas acusa a sua adversária de liderar um "projeto de ódio" e de acolher o "radicalismo" do Bloco de Esquerda. O social-democrata desafiou ainda Leitão a esclarecer a sua posição sobre a imigração, acusando-a de ser contra a regulação e de ter participado em "manifestações contra os polícias", em referência a um protesto contra uma ação policial na Rua do Benformoso. Em resposta, Alexandra Leitão afirma que Carlos Moedas está "de cabeça perdida" e em "desespero", rejeitando as acusações e defendendo que a sua coligação está unida pelo "amor a Lisboa". A candidata socialista contra-ataca, acusando Moedas de usar "papões" para evitar discutir os problemas da cidade, como o aumento de 43% no número de pessoas em situação de sem-abrigo durante o seu mandato. Segundo Leitão e a coordenadora do BE, Mariana Mortágua, o atual presidente da câmara não quer debater o seu próprio historial de governação.
No que toca a propostas, Leitão defende soluções descentralizadas e "mais humanizadas" para os sem-abrigo e um papel ativo do município na integração de imigrantes legais. Por sua vez, Moedas reitera o seu compromisso em exigir mais policiamento para combater a insegurança, referindo um aumento de 17% nas queixas de violações, e acusa o PS e o BE de criarem "bloqueios" à construção de habitação acessível. A campanha de Leitão contou com o apoio de Mariana Mortágua e Rui Tavares (Livre), enquanto Moedas foi acompanhado pelo secretário-geral do PSD, Hugo Soares, que descreveu a eleição como uma escolha entre a moderação e o radicalismo.
A lista de candidatos à autarquia lisboeta inclui também João Ferreira (CDU-PCP/PEV), Bruno Mascarenhas (Chega), Ossanda Líber (Nova Direita), José Almeida (Volt), Adelaide Ferreira (ADN), Tomaz Ponce Dentinho (PPM/PTP) e Luís Mendes (RIR).
Artigos
5




Política
Ver mais
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), tem a decorrer até 24 de outubro, a 2ª fase de candidaturas à Pós-Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus.Trata-se de uma formação inovadora lançada pelo IPBeja, em parceria com a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, destinada a profissionais que pretendem atuar com excelência nas ... O conteúdo IPBeja – Candidaturas em Gestão de Programas e Fundos Europeus aparece primeiro em A Planície.

Carta Jovem Autárquica 2025 apresenta 40 medidas para fortalecer políticas locais de juventude. Iniciativa da Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo e da FNAJ resulta de um processo participativo com mais de 950 jovens e 200 técnicos e decisores políticos.A Federação Regional das Associações Juvenis do Alentejo, em colaboração com a Federação Nacional das ... O conteúdo Autárquicas 2025 – Jovens do Alentejo apresentam medidas para fortalecer políticas locais de juventude aparece primeiro em A Planície.

