
Incêndio transfronteiriço em Montalegre



Um incêndio florestal deflagrou no concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real, durante o início da madrugada de sábado. De acordo com as informações disponíveis, o fogo propagou-se rapidamente, desenvolvendo duas frentes distintas que exigiram uma resposta robusta por parte dos meios de combate.
Uma destas frentes avançou em direção à fronteira com Espanha, mais especificamente para a região da Galiza, o que conferiu ao incêndio um caráter transfronteiriço e levou à cooperação entre os dois países.
Para combater as chamas, foi mobilizado um significativo dispositivo terrestre e aéreo.
Durante as horas de luz do dia, estiveram envolvidos na operação pelo menos 11 meios aéreos no total.
A natureza transfronteiriça do incêndio levou à colaboração das autoridades espanholas, que contribuíram com um dispositivo próprio para o combate.
Este apoio incluiu cinco meios aéreos de Espanha, que se juntaram aos meios portugueses para controlar a frente que se dirigia para a Galiza.
Ao final da tarde e início da noite de sábado, uma fonte da Proteção Civil informou que a situação estava a evoluir favoravelmente.
Segundo a mesma fonte, o incêndio "está a ceder" aos meios de combate que permaneciam no terreno.
Esta evolução positiva foi registada já após a retirada dos meios aéreos, uma medida de segurança padrão que é implementada com o cair da noite.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Dominado incêndio que começou em Montalegre
O incêndio transfronteiriço que começou na madrugada de sábado em Montalegre, no distrito de Vila Real, foi dominado pelas 08h15, disse hoje à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Póvoa de Santa Iria recebe última colheita de sangue de Setembro
Acção decorre a 25 de Setembro das 15h00 às 19h30.

Despiste aparatoso na A1
Quatro pessoas ficaram feridas na manhã deste domingo, 21 de setembro, duas delas em estado grave, na sequência do despiste...

“Mergulhão” na lusofonia por um mundo mais justo
A associação Helpo convocou vários países lusófonos para um “Mergulhão” em simultâneo a 04 de outubro, que a organização apresenta...