menulogo
Notícias Agora
user
Close

Incêndio transfronteiriço em Montalegre

Um incêndio que deflagrou de madrugada em Montalegre, no distrito de Vila Real, está a ceder aos meios de combate, apesar da sua complexidade com duas frentes ativas. O fogo progrediu em direção à fronteira com Espanha, motivando uma resposta conjunta das autoridades dos dois países.
News ImageNews ImageNews Image

Um incêndio florestal deflagrou no concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real, durante o início da madrugada de sábado. De acordo com as informações disponíveis, o fogo propagou-se rapidamente, desenvolvendo duas frentes distintas que exigiram uma resposta robusta por parte dos meios de combate.

Uma destas frentes avançou em direção à fronteira com Espanha, mais especificamente para a região da Galiza, o que conferiu ao incêndio um caráter transfronteiriço e levou à cooperação entre os dois países.

Para combater as chamas, foi mobilizado um significativo dispositivo terrestre e aéreo.

Durante as horas de luz do dia, estiveram envolvidos na operação pelo menos 11 meios aéreos no total.

A natureza transfronteiriça do incêndio levou à colaboração das autoridades espanholas, que contribuíram com um dispositivo próprio para o combate.

Este apoio incluiu cinco meios aéreos de Espanha, que se juntaram aos meios portugueses para controlar a frente que se dirigia para a Galiza.

Ao final da tarde e início da noite de sábado, uma fonte da Proteção Civil informou que a situação estava a evoluir favoravelmente.

Segundo a mesma fonte, o incêndio "está a ceder" aos meios de combate que permaneciam no terreno.

Esta evolução positiva foi registada já após a retirada dos meios aéreos, uma medida de segurança padrão que é implementada com o cair da noite.

Artigos

6