
Evolução do Crédito ao Consumo em Agosto



O montante de novos créditos ao consumo totalizou 707,1 milhões de euros em agosto, o que representa uma subida de 1,8% em comparação com o mesmo mês de 2024.
No entanto, face a julho, verificou-se uma contração acentuada de 14,5%, indicando um abrandamento na procura por financiamento por parte dos portugueses.
A informação foi divulgada pelo Banco de Portugal (BdP) com base em dados provisórios. A queda mensal foi generalizada em todas as finalidades de crédito. O segmento do crédito automóvel foi o que mais recuou, com uma quebra de 17,4% para 280 milhões de euros, valor que representa uma estagnação em termos homólogos. O crédito pessoal também registou uma descida de 14,4% face a julho, fixando-se nos 315 milhões de euros, embora tenha mantido uma dinâmica homóloga positiva com um crescimento de 5,2%. Por fim, o montante concedido em cartões de crédito e descoberto caiu 6,5%, para 112 milhões de euros. O número de novos contratos celebrados acompanhou a tendência de descida, totalizando 135.421 em agosto. Este valor reflete uma diminuição de 1,8% em relação a julho e uma queda mais significativa, de 9,9%, em comparação com agosto de 2024.
A categoria de cartões e descoberto foi a que registou mais contratos (71.727), seguida pelo crédito pessoal (45.289) e pelo crédito automóvel (18.405). Entre os fatores que podem explicar este abrandamento estão a habitual menor atividade económica em agosto, devido ao período de férias, e a possibilidade de as famílias estarem a canalizar recursos para o crédito à habitação, cujas taxas de juro têm vindo a descer. De acordo com os dados, a taxa de juro média das novas operações de crédito ao consumo também aliviou pelo segundo mês consecutivo, situando-se em 8,77% em agosto, uma redução de 0,06 pontos percentuais face a julho.
Artigos
12











Economia
Ver mais
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) manifestou hoje a sua oposição e “total discordância” ao projeto-piloto da semana de quatro dias na administração pública regional, que o Governo dos Açores vai implementar em janeiro. Em comunicado, a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria demonstra “a sua preocupação […] O conteúdo Empresários dos Açores contra semana de quatro dias na administração pública regional aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Os prémios distinguiram as marcas, agências e profissionais que mais se destacaram no setor, pelo seu impacto, através do marketing, reconhecendo este como um motor de evolução para as marcas, os negócios e a sociedade. Entre os grandes vencedores da noite, estão: a IKEA, que ganhou o Grande Prémio e foi distinguida como Marca do […] O conteúdo Já são conhecidos os vencedores dos APPM Marketing Awards 2025 aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.

De acordo com a presidente dos APPM Marketing Awards, esta edição superou as expectativas, sendo que esta marca uma nova fase para os galardões. Sandra Alvarez acredita que a associação se está a afirmar dentro do mercado dos prémios e isso é “claramente notório”, não só pela adesão do ponto de vista das marcas, mas […] O conteúdo Para Sandra Alvarez, o futuro dos APPM Marketing Awards passa pelo crescimento aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.

Na perspetiva da diretora-geral e Board Advisor da LPM, as Public Relations são “essenciais” no mundo atual, a todos os níveis e para todos os setores de atividade, seja na política, no futebol, na saúde, na distribuição, na arte, na educação, na cultura, entre outros. Catarina Vasconcelos acredita que só assim se consegue uma “verdadeira […] O conteúdo A Agência de Comunicação & RP do Ano é… a LPM aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.