
Montejunto é a surpresa de uma Volta a Portugal 2025 para “trepadores”

A 86.ª Volta a Portugal decorrerá entre 6 e 17 de agosto, com mais de 100 ciclistas a percorrerem um total de 1581 quilómetros ao longo de um prólogo e dez etapas. A prova, apresentada na Câmara Municipal de Lisboa, terá início na Maia, que regressa ao percurso após 23 anos, e terminará com um contrarrelógio individual na capital. Este ano, o traçado concentra-se no Norte e Centro do país, não passando pelas regiões do Alentejo e Algarve.
O percurso de 2025 é marcadamente montanhoso, com seis chegadas em alto, sendo vocacionado para trepadores. A principal novidade é a nona etapa, que ligará Alcobaça à Serra de Montejunto, um regresso após 42 anos que servirá como a penúltima grande decisão da prova, antes do contrarrelógio final. Esta subida de primeira categoria substitui a Senhora da Graça como o último grande palco de montanha. Outras chegadas em altitude incluem a inédita subida ao Sameiro (Braga) na primeira etapa, a tradicional chegada à Torre (Covilhã) na sétima etapa, que é a única de categoria especial, e ainda passagens pela Senhora da Graça (quarta etapa), Fafe (segunda etapa) e Guarda (sexta etapa).
A competição arranca com um prólogo de 3,4 quilómetros na Maia. O distrito de Santarém regressa à Volta com a partida da oitava etapa em Ferreira do Zêzere e a chegada em Santarém. A prova termina com um contrarrelógio individual de 16,7 quilómetros em Lisboa. Entre os participantes, destacam-se o vencedor de 2024, Artem Nych, e outros nomes como Mauricio Moreira, Alexis Guérin e Jesus Pena.
Estão previstas 15 equipas, com a Caja Rural a ser a única ProTeam confirmada, notando-se a ausência de equipas como a Euskaltel-Euskadi, Burgos-BH e Kern Pharma. Serão disputadas quatro camisolas: a amarela (classificação geral), a laranja (pontos), a azul (montanha) e a branca (melhor jovem sub-23).
Artigos
6





Desporto
Ver mais
Bomba de mercado: Xavi Simons ruma à Premier League por 60 milhões de euros
O Tottenham ganhou a corrida a todos os candidatos e está próximo de fechar a contratação de Xavi Simons. O RB Leipzig deve encaixar 60 milhões de euros. O conteúdo Bomba de mercado: Xavi Simons ruma à Premier League por 60 milhões de euros aparece primeiro em Bola na Rede.

Ruben Amorim sobre brasas
Humilhação em Grimsby lançou dúvidas quanto ao futuro do português no Manchester United

Tiago Gouveia de saída do Benfica: encarnados já assinaram documentação para fechar a transferência
Tiago Gouveia vai deixar o Benfica no fecho do mercado de transferências. O avançado português vai ser emprestado ao Nice. O conteúdo Tiago Gouveia de saída do Benfica: encarnados já assinaram documentação para fechar a transferência aparece primeiro em Bola na Rede.

Fechado: Georgiy Sudakov é reforço do Benfica e já há pormenores sobre o negócio
Georgiy Sudakov vai mesmo ser reforço do Benfica. O médio ucraniano de 22 anos vai custar 27 milhões de euros, mais cinco milhões em bónus. O conteúdo Fechado: Georgiy Sudakov é reforço do Benfica e já há pormenores sobre o negócio aparece primeiro em Bola na Rede.