
Apoio de Montenegro nas Autárquicas e o Apelo à Maioria Absoluta



O líder do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, envolveu-se ativamente na reta final da campanha para as eleições autárquicas, elevando as expectativas para os seus candidatos em Lisboa e Vila Nova de Gaia.
O principal foco da sua intervenção foi o pedido de uma maioria absoluta para Carlos Moedas na capital, um apelo feito de forma veemente durante um comício no Técnico Innovation Center. Montenegro descreveu Lisboa como uma cidade "especial" e um "farol de inspiração para o país", classificando o atual autarca como um "autarca de excelência", essencial não só para a cidade mas para todo o Portugal.
Este apelo contrastou com a postura do próprio candidato, Carlos Moedas, que se mostrou mais cauteloso, pedindo apenas "mais um voto" ou usando o trocadilho "mais moedas".
Apesar da incerteza refletida nas sondagens, que apontavam para uma disputa renhida em Lisboa, Montenegro nacionalizou a corrida ao subir a fasquia para a maioria absoluta.
O primeiro-ministro argumentou que uma parceria alinhada entre a Câmara Municipal e o Governo poderia trazer melhores resultados em áreas como a habitação, segurança e imigração, elogiando Moedas por ter sido um "visionário" nestas matérias.
O comício contou com a presença de figuras proeminentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal, bem como de ministros, numa demonstração de apoio coeso à recandidatura de Moedas. Além de Lisboa, Luís Montenegro esteve em Vila Nova de Gaia para apoiar o antigo líder do PSD, Luís Filipe Menezes. Na vila piscatória da Afurada, Montenegro descreveu Menezes como "de longe, o melhor presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia de sempre".
Apelou aos gaienses para que transformassem a sua preferência no candidato em votos, de modo a garantir uma "grande vitória, uma grande maioria" que, segundo ele, colocaria novamente Gaia "no mapa do desenvolvimento".
O próprio Menezes mostrou-se confiante, afirmando que pretende cumprir mais três mandatos, totalizando 12 anos na presidência da câmara.
Artigos
19


















Política
Ver mais
Ana Pacheco eleita presidente da JF de Queluz Ana Pacheco do PS/LIVRE foi eleita presidente da Junta de Freguesia de Queluz com 33,00% dos votos. Ricardo Correia do CHEGA é a segunda força mais votada, obtendo 27,14%, seguido de Carlos Diogo do PSD/IF/PAN com 23,52% dos votos. Luís Coelho da CDU, registou 7,87%. O conteúdo Ana Pacheco eleita presidente da JF de Queluz aparece primeiro em Correio de Sintra.

Helena Cardoso eleita presidente da UF de Agualva e Mira Sintra Helena Cardoso do PS/LIVRE, atual presidente da União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra, foi eleita com 35,35% dos votos, nas eleições autárquicas deste domingo. Carlos Rodrigues do PSD/IL/PAN foi a segunda força politico mais votada com 28,04% seguindo-se Ricardo Santos do CHEGA, com 25,12% dos votos. Pedro Frutuoso da CDU, obteve 5,39%. O conteúdo Helena Cardoso eleita presidente da UF de Agualva e Mira Sintra aparece primeiro em Correio de Sintra.

Ex-comunista está de regresso à governação da cidade sadina, com uma candidatura independente apoiada pelo PSD. O conteúdo Maria das Dores Meira está de volta à presidência da Câmara de Setúbal aparece primeiro em Revela Arrábida.

A lista do PS liderada por João Miguel Nicolau ganhou as eleições para a Câmara de Alenquer, com 31,3 por cento dos votos, que...