Portugal Impulsiona Investimento em Moçambique com Linha de Crédito de 500 Milhões de Euros



O Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, anunciou a criação de uma linha de crédito no valor de 500 milhões de euros destinada a apoiar e incentivar as empresas portuguesas a investirem em Moçambique. O anúncio foi feito durante a conferência de imprensa final da sexta cimeira Portugal-Moçambique, que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto, e contou com a presença do Presidente moçambicano, Daniel Chapo, e cerca de duas dezenas de governantes de ambos os países. Segundo Luís Montenegro, esta medida visa demonstrar a confiança de Portugal na economia moçambicana e apoiar o processo de internacionalização das empresas nacionais. O chefe do Governo português incentivou as empresas a olharem para Moçambique, destacando o processo de estabilização política e social do país e a sua ambição económica.
A linha de financiamento, destinada a projetos em áreas variadas, foi formalizada na declaração final da cimeira, onde se sublinha a intenção de ambos os países em colocar a vertente económica e o desenvolvimento sustentável no topo das prioridades da agenda de trabalho conjunta.
Durante a cimeira, foram assinados 22 instrumentos jurídicos bilaterais.
A declaração final estipula que Portugal e Moçambique irão reforçar os mecanismos de coordenação para maximizar os instrumentos de financiamento bilaterais.
O objetivo é promover parcerias empresariais que beneficiem o desenvolvimento e a diversificação económica em Moçambique, consolidando a cooperação entre as duas nações.



















