
Discursos de Luís Montenegro em comícios autárquicos



Durante ações de campanha para as eleições autárquicas, Luís Montenegro, na qualidade de primeiro-ministro e presidente do PSD, fez anúncios importantes e defendeu as políticas do seu executivo. Num comício na Trofa de apoio ao candidato Sérgio Araújo (PSD/CDS-PP), Montenegro prometeu que haverá “novidades no primeiro semestre de 2026” sobre o prolongamento da linha verde do Metro do Porto até àquele concelho. A promessa surgiu em resposta a um desafio do candidato local, tendo Montenegro sublinhado que a sua concretização depende da “boa gestão financeira” e do “crescimento económico” do país. No plano fiscal, o primeiro-ministro confirmou o compromisso de uma nova descida do IRS a ser incluída no Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), que será entregue na próxima sexta-feira.
Esta medida, já aprovada no parlamento em julho, prevê uma redução adicional de 0,3 pontos percentuais nas taxas marginais entre o segundo e o quinto escalão.
Montenegro reiterou ainda o compromisso de atribuir um novo suplemento extraordinário a pensões até cerca de 1.500 euros, “sempre que as finanças públicas o permitirem”, afirmando que o equilíbrio orçamental é um pressuposto para a continuidade das políticas sociais.
Nos seus discursos, tanto na Trofa como em Guimarães, onde apoiava o candidato Ricardo Araújo, Montenegro elencou outras medidas do Governo, como o IRS Jovem, o aumento do complemento solidário para idosos e os benefícios fiscais para arrendamentos até 2.300 euros.
Rejeitou as críticas de que o Governo legisla “só para alguns”, defendendo que as suas políticas se destinam aos mais desfavorecidos e à classe média. No campo político, criticou as candidaturas dissidentes, como a do atual presidente da Câmara da Trofa, considerando que não são “verdadeiros independentes”, mas sim pessoas “à procura de uma oportunidade”. Em Guimarães, manifestou-se confiante na vitória da coligação PSD/CDS-PP, referindo a recente vitória da AD nas eleições legislativas de 2025 no concelho.
Artigos
17
















Política
Ver mais
Rosa Lemos e Ivo Francisco escreveram “Municípios – Inclusão na Governança” para alertarem, com o exemplo concreto da cidade de Amarante, para a falta de empatia da classe política autárquica para com as pessoas com deficiência. “O nosso grande objetivo ao lançar o livro não é atacar ninguém, não é fazer um ataque político. O […]

Em tempo de campanha eleitoral, há quem não olhe a esforços para conseguir ir buscar mais um voto. Foi o caso do antigo deputado Carlos Eduardo Reis, o ‘número dois’ da coligação Barcelos Mais Futuro, que tenta repetir a vitória obtida em 2025. O conteúdo BARCELOS: CAMPANHA ELEITORAL A QUANTO OBRIGAS… aparece primeiro em 24Horas.

A candidata do PS/LIVRE à Câmara Municipal de Sintra, Ana Mendes Godinho, cumpre esta quinta-feira, 9 de outubro, um conjunto de iniciativas no âmbito das eleições autárquicas marcadas para domingo, 12 de outubro. Durante a manhã, a candidata contará com a presença e o apoio de Duarte Cordeiro. O encontro está marcado para as 09h00 […] The post Ana Mendes Godinho realiza ações de campanha em Mem-Martins com Duarte Cordeiro first appeared on Sintra Notícias.

O distrito de Beja tem 119.147 eleitores registados para as Autárquicas de 2025, tendo perdido 2.458 eleitores em quatro anos, mas essa redução não se reflete no número de vereadores a eleger nos 14 concelhos. O conteúdo Autárquicas 25: Municípios com menos 2.458 eleitores do que em 2021. Há mais 9 freguesias. aparece primeiro em Lidador Noticias.