
Montenegro diz que, em 100 dias, o seu Governo projetou o país “para décadas”



O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinalou os primeiros 100 dias do seu Governo, considerando que foram tomadas decisões que projetaram o país "para décadas". Numa publicação na rede social X, o chefe do executivo PSD/CDS-PP afirmou que, neste período, foram tomadas "decisões essenciais para resolver os problemas concretos das pessoas".
Montenegro descreveu o seu Governo como "reformista e humanista", sublinhando que o foco do executivo está em "cada pessoa e o futuro de todos".
O primeiro-ministro enalteceu também a "cotação internacional altíssima" de Portugal, uma perceção que, segundo ele, foi comprovada numa visita ao Oriente.
Perante isto, apelou à responsabilidade de todos para se centrarem no que é importante.
Os primeiros cem dias do Governo ficaram marcados por vários temas e decisões.
Entre os destaques estão as questões da imigração, as alterações à lei laboral e a redução de impostos.
Foram também tomadas decisões como a localização do futuro aeroporto e a celebração de um acordo com uma parte dos sindicatos de professores, a par de mudanças em cargos de topo na administração pública. Um dos artigos aponta ainda uma característica do mandato até ao momento: a "resistência em responder à comunicação social" por parte do primeiro-ministro. É dado como exemplo um Conselho de Ministros recente, após a tragédia do Elevador da Glória, no qual não foram permitidas perguntas dos jornalistas, apesar da presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
Artigos
8







Política
Ver mais
Bastonário critica falta de plano para evitar fecho da urgência em Almada
O bastonário dos médicos criticou hoje a falta de um plano de reserva para evitar o encerramento da urgência obstétrica em Almada e defendeu que, se houver falha deontológica dos médicos ausentes, o caso deve ser comunicado à Ordem.

Marcelo saúda resultados de jovens no Campeonato Europeu das Profissões
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje as sete medalhas conquistadas pelos jovens portugueses no Campeonato Europeu das Profissões, que se realizou na Dinamarca.

Secretário de Estado do Vaticano recebido por Marcelo e Montenegro
O secretário de Estado do Vaticano continua em Lisboa, depois da homenagem às vítimas do acidente no Elevador da Glória. O cardeal Pietro Parolin foi recebido pelo presidente da República no Palácio de Belém. Esta manhã, Parolin também esteve reunido com o primeiro-ministro.

Montenegro recebeu cardeal Parolin
“Abordámos as relações de Portugal com a Santa Sé. Trocámos impressões sobre os conflitos que atormentam o mundo e sobre a necessidade urgente de trilhar os caminhos da paz” O conteúdo Montenegro recebeu cardeal Parolin aparece primeiro em Jornal i.