
Montenegro diz que imagem de Portugal “melhorou muito nos últimos anos”



O primeiro-ministro, Luís Montenegro, declarou que “Portugal está muito bem cotado” e que a imagem do país “melhorou muito nos últimos anos”, durante uma visita oficial que incluiu a China e o Japão.
Esta afirmação foi feita em Tóquio, na embaixada de Portugal, durante um encontro com atletas que irão participar no Campeonato Mundial de Atletismo. Este evento marcou o último ponto da sua agenda na capital japonesa, antes de a visita terminar em Osaka.
Montenegro atribuiu a melhoria da perceção internacional de Portugal à estabilidade financeira e económica do país, expressando otimismo quanto ao futuro e aos benefícios que a visita oficial poderá trazer. O chefe do Governo, em funções desde abril de 2024 num executivo PSD/CDS-PP, sucedendo a oito anos de governação do PS, referiu que a sua deslocação ao Japão, inicialmente prevista para maio, foi reagendada devido a “vicissitudes do calendário político”, nomeadamente as eleições antecipadas. No encontro com a delegação desportiva, Montenegro reiterou que o seu executivo é um “amigo do desporto”, encarando a prática desportiva como um “impulso ao desenvolvimento humano” e um fator de “unidade e identidade nacional”. O primeiro-ministro assegurou que está em execução o plano para alargar os equipamentos desportivos e reforçar o apoio às federações e ao Comité Olímpico, descrevendo o plano estratégico para a área como um projeto “de A a Z” que visa alcançar resultados de excelência, incentivando os atletas a levarem a bandeira de Portugal “ao mais alto nível”.
Durante o evento, Montenegro conversou com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, e recebeu uma camisola autografada pela delegação.
A comitiva portuguesa para o mundial é composta por 32 atletas, dos quais 31 competirão, estabelecendo um novo máximo de participação para Portugal.
Entre as novidades está a estreia de uma estafeta de 4x400 metros.
Artigos
8







Política
Ver mais
Presidente recebeu número dois do Vaticano em Belém
Pietro Parolin reuniu-se com Marcelo rebelo de Sousa e "passaram em revista as relações bilaterais de excelência entre Portugal e a Santa Sé", de acordo com a Presidência da República.

Branca Matos (CDS-PP) diz que despoluição do Lis é "compromisso absoluto"
A candidata do CDS-PP à presidência da Câmara de Leiria, Branca Matos, disse este domingo que a despoluição do rio Lis é um "compromisso absoluto" e anunciou vales de saúde em parceria com entidades privadas.

IL acusa Governo de não ter soluções porque "navega à vista sem rumo"
A presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, acusou hoje o Governo PSD/CDS-PP de, passados 100 dias desde a tomada de posse, não ter soluções para o país porque "navega à vista sem rumo".

Oeiras: coligação que junta Livre, BE e Volt quer combater “bullying” e “falta de transparência“ do “isaltinismo”
Coligação acusa Isaltino Morais de “falta de integridade e transparência”